domingo, 13 de junho de 2010

SBEC tem novo Presidente

O Coroné passou a faixa para o professor 

Após uma Assembleia Extraordinária marcante, a SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, elegeu sua nova diretoria para o biênio 2010-2011. O encontro aconteceu no auditório da FAFIC-UERN em Mossoró, na tarde do último dia 10 de Junho.

Com a presença regimental de sócios, a Assembleia foi aberta pelo presidente Ângelo Osmiro, tendo como secretário da Mesa o sócio Assis Nascimento. Em seguida à abertura dos trabalhos, foi feito pelo presidente que saia; Ângelo Osmiro, uma prestação de contas de sua gestão à frente da entidade, desde o ano de 2009, quando enquanto vice eleito na chapa do sócio Paulo Gastão, assumiu a presidência pelo afastamento do titular.

Lemuel Rodrigues e Ângelo Osmiro

Em seguida também foi procedida uma apresentação de contas pelo ex-presidente Kydelmir Dantas, gestão 2007-2009. Dando prosseguimento, o senhor secretário leu a pauta da Assembleia, quando foi anuciado o pleito para a escolha da nova diretoria. Foi constatada a presença de apenas uma chapa inscrita, ato contínuo a mesma foi eleita por unanimidade, composta como segue:


Presidente: Lemuel Rodrigues Silva
Vice-Presidente: Múcio Procópio Amaral
Secretário: Francisco de Assis Nascimento
2º Secretário: Maria da Natividade Praxedes
Tesoureiro: Francisco Chagas Nascimento
2º Secretário: Antônio Vilela de Sousa

Dentre muitas propostas foram votadas a aprovadas as seguintes resoluções:

A) Formação de uma Comissão Especial escolhida pela Diretoria para proceder a Reformulação dos Estatutos da Entidade; foi indicado como Relator da Comissão, o sócio Honório de Medeiros;
B) Realização por parte da nova diretoria de Recadastramento de Sócios da SBEC;
C) Aprovada a fixação de Semestralidade no valor de R$ 60,00 (sessenta reais) a serem realizadas pelos sócios a partir do mês de Dezembro de 2010, e sempre nos meses de Julho e Dezembro, subsequentes, conferindo ao sócio o status de "Ativo".
D) Realização do II Congresso Nacional do Cangaço a se realizar no segundo semestre de 2011 na cidade de Cajazeiras, na Paraíba;
E) Realização do I Encontro Nordestino do Cangaço, inicialmente programado para o segundo semestre de 2012, com sede na cidade de Serrinha do Catimbau ou Mossoró.
F) A criação de um Conselho Editorial.
Na oportunidade também foi eleito o novo Conselho Consultivo da SBEC, formado pelos sócios:

Manoel Severo Gurgel Barbosa
Paulo Moura
Antônio Tomaz Cisne
Kidelmyr Dantas
Manoel do Nascimento

Ao final da Assembleia fizeram uso da palavra os ex-Presidentes, Ângelo Osmiro, Paulo Gastão, o Presidente eleito, Lemuel Rodrigues e seu Vice, Múcio Procópio do Amaral. Ficou definida a data de 30 de Setembro para a realização de uma nova Assembleia Extraordinária para analisar as mudanças estatutárias.

Novos Sócios da SBEC recebem Título no XII Fórum do Cangaço.
 Presidente Ângelo Osmiro, em últimas ações de sua gestão.

Além da Assembleia Extraordinária da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, acontecida na tarde deste último dia 10, quando tivemos a eleição e posse da nova diretoria da entidade, além de outras deliberações; a SBEC através de seu Presidente Ângelo Osmiro Barreto, passou aos mãos de três companheiros pesquisadores, o título de sócio da entidade aos professores; Emanuel Braz, Ana Lúcia Granja e Marcílio Falcão.

Professor Emanuel Braz

 Professor Marcílio Falcão

 
 Profressora Ana Lúcia Granja

Ângelo Osmiro ressalta a satisfação da SBEC ao empossar três novos companheiros do quilate dos professores Emanuel Braz e Marcílio Falcão e também da pesquisadora Ana Lúcia, "a entidade se renova a partir de seus quadros e com certeza se agiganta a cada dia com eventos como o XII Fórum do Cangaço, que os novos sócios; que já faziam muito pela SBEC, possam se unir à nova diretoria e assim fortalecer ainda mais o estudo e pesquisa das temáticas ligadas ao nosso nordeste". 

Pesquei no açude do Coroné Severo: Cariri Cangaço

Nenhum comentário: