quinta-feira, 3 de junho de 2010

Cariri Cangaço 2010: Preliminares

Noite de lançamento reúne no Crato autoridades, intelectuais e admiradores


Entusiastas, admiradores, artistas, intelectuais, autoridades regionais, assim como uma gama de estudiosos da temática lampiônica estiveram reunidos na noite desta terça-feira, dia 1º no Centro Cultural do Araripe (antiga estação) do Crato prestigiando o ato de lançamento do DVD do Cariri-cangaço/2009.


Numa solenidade bem organizada e de puro bom gosto, os articuladores do Cariri Cangaço 2010 tendo a frente o seu curador Manoel Severo e a secretária de Cultura cratense, Danielle Esmeraldo, (Foto acima) anfitrião da noite - fizeram da iniciativa um verdadeiro congraçamento em torno da história do cangaço nas paragens nordestinas, em especial, no Cariri cearense. O tema do lançamento foi – 'Lampião no Ceará: Verdades e mentiras'.


Além dos prefeitos de Crato Samuel Araripe e de Aurora Adailton Macedo, representantes dos cinco municípios participantes: Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velha e Aurora, como também de todas as entidades parceiras, tais como, URCA, ICVC, ICC, Pró Memória e SBEC prestigiaram mais um belo acontecimento proporcionado pelo Cariri Cangaço.


Agora em sua segunda edição, o evento a que tudo indica, se transformará de vez no mais importante e grandioso dos acontecimentos direcionados ao debate do fenômeno tipicamente Nordestino que foi o cangaço. Este ano, conforme os organizadores, o Cariri Cangaço será simplesmente um recorde, a começar pelo número de pesquisadores que já confirmaram presença, além dos municípios envolvidos, entidades parceiras, abrangência e magnitude dos assuntos que serão debatidos por conferencistas convidados.

Imagens de bastidores, depoimentos e outros registros imagéticos da primeira edição do Cariri Cangaço foram algumas das matérias exibidas na tela dando a exata dimensão do que foi a iniciativa do ano passado e sua repercussão junto a comunidade acadêmica, científica assim como junto a opinião pública de um modo geral.

Além do DVD principal de lançamento o 'kid-Cangaço' incluirá ainda, um box com 16 outros DVDs, contendo na íntegra tudo o mais que ocorreu no Cariri Cangaço. O material dentre em breve estará disponível para os interessados, disse a curadoria do evento.


Todos os que usaram a tribuna destacaram a imensa importância do Cariri Cangaço, bem como da sua grandiosidade em torna da temática de Lampião, o cangaço e outros temas palpitantes, considerados fundamentais para a compreensão da história e da sociologia nordestina, sertaneja e caririense.“O Cariri Cangaço representa, por assim dizer, a vitória da memória contra o esquecimento de um dos temas mais significativos do Brasil e do Nordeste em particular”, disse o secretário de Cultura de Aurora, José Cícero.
O Cariri Cangaço abre um espaço importante para que possamos realçar a verdadeira história escrita pelos oprimidos, num contraponto com a versão oficial, escrita pelos vencedores, completou.

Já a secretária de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, Danielle Esmeraldo, destacou a importância do evento para a região. Manoel Severo, articulador do evento, por sua vez, ressaltou que o Cariri Cangaço em pouco tempo, deixou de ser apenas de natureza regional, para se tornar um dos maiores eventos culturais do Nordeste, sobretudo pela participação dos maiores pesquisadores do Brasil e do Mundo atraindo os olhares do Brasil para esta região.

Por tudo que vem propondo e realizando, o Cariri Cangaço já é uma referência para todos os que de algum modo demostram interesse em conhecer, estudar, interpretar e reescrever a verdadeira saga do povo sertanejo, de onde não se pode eximir fenômenos como o do cangaço, a religiosidade, o coronelismo, o fanatismo messiânico, a cultura e as tradições nordestinas, dentre outras temáticas inerentes aos grotões do mundo sertanejo, disse.


O ato de lançamento contou ainda com a participação especial do grupo musical crateto, (Foto acima) sem esquecer a belíssima exposição histórico-iconográfica do Crato antigo e de obras artesanais.

Da Redação do Blog d'Aurora

Pesquei no: Blog do Crato

Nenhum comentário: