sábado, 27 de agosto de 2011

Flagrantes

Reunião em Natal, RN para a criação de um novo grupo de pesquisa sobre o Cangaço

Por Rostand Medeiros

Conforme publicado anteriormente, ocorreu em Natal, no ultimo dia 24 de Agosto mais precisamente na praça de alimentação do Shopping Midway Mall, entre as 19:00 e 21:00, a primeira reunião de um grupo de pessoas que gostam do tema cangaço na capital potiguar afim de debater a criação de uma entidade que promova a pesquisa nesta área.


Em um clima de extrema cordialidade e franca participação, estiveram presentes o promotor de Justiça Ivanildo Silveira; o Engenheiro João Marcílio; Carlos Alberto; Jomar Henrique Souza de Carvalho; o coronel (PM/RN) Ângelo Dantas; Antonio Ferreira Neto; o advogado e professor Honório de Medeiros e Rostand Medeiros, autor deste post.



Esta reunião, que pessoalmente considero histórica, foi plenamente coroada de êxito e alcançou todos os seus objetivos. Mostrou que existe sim em Natal, um grupo de pessoas que gostam do tema, que desejam debater a questão do cangaço e assuntos correlatos, de maneira séria, participativa, democrática, aberta e que unidos vamos conseguir alcançar patamares mais elevados.



Muitos dos presentes não se conheciam pessoalmente, apesar de manter contatos extremamente positivos via internet há algum tempo.

Neste primeiro momento ficou decidido que o grupo vai se reunir sempre na última segunda feira de todos os meses, buscando manter contato entre os participantes via internet (e-mails e blogs) ou telefone.



Por sua vez, através do apoio do Coronel Ângelo Dantas, o nosso próximo encontro ocorrerá as 19:00, do dia 26 de setembro, nas dependências da Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Norte – A.P.M., situada na Avenida Almirante Alexandrino de Alencar, 959, no bairro de Lagoa Nova, ao lado do quartel do Corpo de Bombeiros Militar.  Sintam-se todos convidados.

Como no mês de setembro ocorrerá o “Cariri Cangaço”, o mais importante congresso sobre o tema no Brasil, ficou deliberado que os membros do grupo de Natal que forem participar deste já consagrado encontro farão na nossa próxima reunião uma palestra do que ocorreu de mais importante no respectivo evento.

Apesar de ser um primeiro momento, pessoalmente me chamou atenção como todos os participantes estavam a vontade, de como o nível das ideias e dos debates foi positivo, e como um se colocou a disposição do grupo para ajudar no crescimento da semente que hoje foi plantada.

ADENDO

Amigos:

É como o "Rostand" falou , logo acima.....reunião extremamente positiva, e, com a perspectiva de juntos chegarmos a algum lugar.... O "Dr. Honório", autor do livro sobre o cangaceiro "Massilon", foi muito feliz quando afirmou:
 
"Não sei onde o nosso grupo irá chegar, mas caminharemos juntos..".

A experiência do grupo de estudos do cangaço do Ceará GECC comandada pelo nosso amigo comum, Ângelo Osmiro vem colhendo excelentes resultados, além de fomentar amizades.
 
Não queremos competir com "ninguém" , nem "esvaziar qualquer "entidade" , mas sim, buscarmos a cooperação para um estudo sério do cangaço, e temas afins (coronelismo, messianismo, movimentos...etc..). esse é o nosso objetivo maior..
 
Desde já, convidamos os "interessados" para se fazerem presentes á próxima reunião.

Abraço a todos.
Ivanildo Silveira

3 comentários:

Rostand Medeiros disse...

Valeu amigo Kiko,
Obrigado pelo apoio.
Rostand

blograngel disse...

Meu caro Ivanildo,
Seria o grupo de Corisco saindo do bando de Lampião (SBEC)?
Um grande abraço
Rangel Alves da Costa

Rostand Medeiros disse...

Amigo Rangel,

Primeiramente é uma satisfação a sua mensagem aqui no blog do nosso amigo Kiko.

Permita-me responde ao amigo, em relação a sua pergunta feita ao nosso companheiro Ivanildo, visto que esta ideia simples surgiu de diálogos que mantivemos entre Ivanildo, o amigo Honório de Medeiros e este amigo que lhe escreve.

Como é um fato conhecido, nós três possuímos e gerenciamos meios de divulgação na internet, através de nossos blogs e na comunidade do Orkut “Lampião, Rei do Cangaço”. Ocorre que neste trabalho voluntário de divulgação, começamos já há algum tempo a receber inúmeros contatos virtuais, principalmente de pessoas que vivem em nossa cidade, desejosos de saberem mais sobre o cangaço e assuntos correlatos.

Estes contatos foram se avolumando e então percebemos que poderíamos tentar reunir as pessoas da nossa comunidade que gostam do tema, para conhecê-los, trocar ideias, conversar sobre cangaço, fazer amizades. E assim foi feito.

Gostaria de acrescentar que em nenhum momento existiu, ou existe, a mínima intenção, ou sequer a ideia, de reunir pessoas que gostam deste tema com o intuito de desagregar outros grupos que reúnem pesquisadores sobre o cangaço e que estão na estrada há mais tempo.

Pelo contrário, a nossa intenção é somar esforços no futuro com os grupos existentes na nossa região e que tanto batalham em prol do conhecimento sobre este assunto.

Se você me permite, vou explicitar através de um caso prático o quanto esta reunião já deveria ter ocorrido há muito mais tempo.

Recentemente fui de Natal até a região de Monteiro (PB), mais especificamente na cidade paraibana da Prata, para realizar uma pequena pesquisa sobre o sargento Clementino Quelé.

O resultado deste simples trabalho está em meu blog e foi extremamente salutar (http://tokdehistoria.wordpress.com/2011/08/22/o-descanso-de-um-guerreiro-nordestino-no-riacho-da-prata/).

Terrível foi encarar seis horas de viagem de ida e mais seis de volta, sem um colega para dividir opiniões.

Na nossa reunião da última quarta, ao dialogar com os novos amigos que ali conheci, descobri que pelo menos mais duas pessoas teriam viajado comigo até a Prata.

Desde já espero que esta minha mensagem encontre o amigo com saúde e pz, além de me colocar a sua disposição para quaisquer esclarecimentos.

Um abraço,

Rostand Medeiros
084 9904 3153 / 9190 0940