domingo, 2 de agosto de 2009

Quem for ao Cariri vai conhecer:

OS MISTÉRIOS; O MITO E A REALIDADE DA FAZENDA PADRE CÍCERO

Amigos do Cariri Cangaço, Nestes últimos dias estivemos visitando um dos municípios anfitriões de nosso seminário; Missão Velha; e qual não foi nossa surpresa ao sermos apresentados a uma história simplesmente incrível, nos contada pelo vigário do município, Padre Ivo, fomos apresentados à Fazenda Padre Cícero; Essa história, o mito, a realidade e os mistérios que a ligam ao cangaço de Virgulino Ferreira, estarão bem aqui, quando setembro chegar, no Cariri Cangaço.


A pouco mais de 6 km do centro da simpática cidade de Missão Velha, localiza-se uma estruturada fazenda no meio da caatinga, seu nome: Fazenda Padre Cícero. O nome da Fazenda é também o nome de seu primeiro proprietário, o sacerdote cratense Padre Cícero Romão Batista que a construiu no ano de 1909 e que tinha como seu primeiro administrador o polêmico médico baiano, Dr. Floro Bartolomeu. Quem visita a casa principal se surpreende com as histórias contadas e pelo grande número de evidencias que a ligam ao fenômeno do cangaço; as torneiras preparadas para a defesa da propriedade...


o quarto destinado ao sacerdote, o quarto onde “lampião passava horas de descanso”, enfim. Os mistérios, o mito e a realidade que representam a ligação da Fazenda Padre Cícero ao cangaço de Virgulino Ferreira – Lampião, estará presente no Cariri Cangaço 2009, aqui mesmo em setembro, no sul do Ceará.



Abraço Fraterno a todos!
Manoel Severo

I SEMINÁRIO CARIRI CANGAÇO
De 22 a 27 de Setembro de 2009
Crato, Juazeiro, Barbalha e Missão Velha.

Nenhum comentário: