quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Cangaço pra gente pequena

A História de Lampião Junior e Maria Bonitinha 

Livro de Januária Cristina Alves - Desenhos de Marco Carillo

Segundo uma de suas mais renomadas biógrafas, Aglae Lima de Oliveira, em seu livro "Lampião Cangaço e Nordeste" (Ed. O Cruzeiro, RJ, 1970), Virgulino Ferreira, o Lampião, em sua infância, foi um menino como outro qualquer: brincava, fazia e vendia artefatos de couro na feira de sua cidade, inventava poemas e dançava xaxado.

É este o Lampião que Januária Cristina Alves retrata neste livro. Ela conta, com muito humor e imaginação, a história deste menino e, para isso, utiliza toda a licença poética que um texto infantil possibilita, incluindo elementos do folclore nacional, dança, música, bonecos, dentre outros. Além disto, seu texto inteligente e dinâmico faz referências históricas explícitas ao personagem, porque é fruto de uma pesquisa cuidadosa e de um profundo respeito pelas inúmeras versões que uma mesma história pode ter.

A História de Lampião Júnior e Maria Bonitinha está em sua 2ª edição e já foi adaptada para o teatro tendo ficado em cartaz por 3 anos em São Paulo e durante 1 ano viajando pelo Nordeste. O livro já foi adotado por algumas escolas principalmente pela riqueza de detalhes com que descreve personagens do Folclore nacional, como por exemplo a caipora e a sereia.

A História de Lampião Júnior e Maria Bonitinha faz parte do selo Bonobo Kids, da editora Novo Século.

Sobre a autora:
Januária Cristina Alves é jornalista, mestre em Comunicação Social e escritora, com 22 livros publicados.

Serviço

"A História de Lampião Júnior e Maria Bonitinha"
Januária Cristina Alves 
Editora Novo Século 

Páginas: 48

Preço: R$ 34,90

Nenhum comentário: