sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A origem do nome "Lampião"

Qual a origem do vulgo "Lampião"?



O Sr. Daniel Alexandre participante da comunidade Lampião- Grande Rei do Sertão fez uma pergunta bastante pertinente entre pesquisadores e curiosos sobre a origem de Lampião.

Alguem sabe a origem da família de Lampião? , e por que o nome de Lampião, Virgulino Ferreira da Silva é diferente do nome do pai dele José Ferreira dos Santos, me parece que a mãe dele Maria Sulena da Purificação também não era Silva era dos Lopes, de onde veio esse sobrenome Silva? 

Se alguns de nossos leitores também têm esta dúvida nosso reverendo Ivanildo tem resposta mais aproximada para o fato do sobrenome.

Prezado Daniel:

1º) Eu, conversando certa vez com um escritor famoso do cangaço, o mesmo me informou que já foram encontrados 06 (seis) nomes diferentes para a mãe de Lampião. Tal fato se deve, às falhas das pessoas que cuidavam com os livros de registro (nascimento, batismo..etc.), e em virtude da própria pessoa que ia fazer o registro, que erroneamente, informava a grafia diferente, do nome da genitora de Lampião.

2º) Segundo algumas literaturas cangaceirista, o pai de Lampião, o Sr. José Ferreira, tinha origem nos sertões dos inhamuns cearense, onde deixou parentes.

3º) Existem várias teorias para explicar a origem do apelido "Lampião", mas a mais aceita, é a de que quando Virgulino estava no Grupo de Sinhô Pereira, segundo o escritor Frederico Pernambucano, o apelido Lampião, teria surgindo em face do Rei Vesgo, ter usado um lenço no rifle, que servia de peia, transformando-o, numa arma de alta repetição, semelhante a uma metralhadora, e, consequentemente, emitia um grande clarão, que segundo os companheiros, se parecia um "Lampião". Dai, o apelido.

Sobre a utilização desse Lenço, foi muito interessante, mas Lampião usava, também, uma peia de sola, que tinha, inclusive mais resistência. Vamos pedir ao nosso Fábio Carvalho "Senhor das armas", que explique, como se procedia a utilização desse artifício na arma.

Fábio atende o chamado:   
Caros amigos, grato pela lembrança de meu nome o “Fábio baiano”, como vosso humilde consultor de material bélico.

Uma versão desta estória de fato é contada como a origem do nome “Lampião”, pois dizem que ainda no tempo de Sinhô Pereira durante um combate com uma volante, Virgulino teria atado um lenço no punho e no gatilho de uma Winchester 44 (ver acima foto de uma Mod. 1873 "papo amarelo", assim com o movimento para ciclar a ação desta arma, o típico vaivém da alavanca, conseguiu manter uma cadência de fogo quase que semi-automática (Nunca de “rajadas” pois mecanicamente seria impossível), depois do combate ria e dizia que a boca do cano de seu “rifle” parecia um lampião. (e se tal estratagema deu certo teria usado depois uma peia Como cita o amigo Padre Ivanildo?)

Não posso afiançar se é verdade, mas é possível, pois ressalto que no manejo de armas deste tipo (carabinas com sistema de alavanca), deve-se justamente ter o cuidado de tirar o dedo do gatilho quando se volta fechando a alavanca, para evitar um disparo involuntário ou mesmo acidental (e tenho notícias de alguns) quando se fecha a ação da arma, coisa que Virgulino fez de propósito e automaticamente!!! (outra versão do nome “Lampião” é que durante uma bebedeira num bar, alguém teria perdido um cigarro ou coisa que o valha no chão escuro, e Virgulino manobrando e disparando sua arma para iluminar o ambiente teria dito: acende “Lampião”...)

Abraços a todos.

Colaboradores: Ivanildo Silveira e Fábio Carvalho

Nenhum comentário: