quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Uma fonte que seca

Morreu o sargento Elias Marques 

Faleceu hoje, 9 de fevereiro de 2011, na cidade de Olho D´água do Casado/AL, o sgtº Elias Marques da Silva,  Ele era um dos últimos remanescentes que lutou no combate de Angicos ( 28/07/1938), em que morreram "Lampião" e mais 10 cangaceiros.

 No último dia 13/01/2011 estivemos com o Sgt Elias, 
sendo esta, uma das suas últimas imagens

O Sgtº Elias tinha 96 anos de idade, nascido na cidade de Mata Grande/AL. Com 20 anos de idade entrou para a polícia de Alagoas, onde fazia parte da volante do Ten. João Bezerra, tendo se destacado em vários combates contra os cangaceiros do bando de Lampião, pois conhecia muito bem a região, e os hábitos dos bandoleiros.

O Sgtº Elias confidenciou que no dia do Combate de Angicos, os soldados beberam cachaça misturada com pólvora. Como recompensa por ter dado fim aos cangaceiros (Lampião e seu bando ), o aludido policial recebeu um conto e duzentos mil réis, e foi promovido a sargento.

Na vida política, foi Prefeito da cidade de Olho Dágua do Casado. Com a morte do Sgt. Elias, vai embora uma das últimas testemunhas oculares do Combate de Angicos, que deu cabo ao famigerado Lampião e seu bando.

O sepultamento ocorreu ás 16:00 horas desta quarta-feira, no cemitério municipal de Olho D´água do Casado/AL. Informação enviada por Jairo Luiz - Piranhas AL /Alcino Alves (escritor/pesquisador do cangaço) Renner Alves e blog Engenho de Notícias 

 Como diria um velho amigo "A fonte está quase seca"
Vá com Deus bravo sertanejo. 

Nossos votos de pesar a toda sua família. 

IVANILDO ALVES SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Membro da SBEC
Natal/RN

Nenhum comentário: