quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Eleitor João Gomes de Lira? Presente! 

Por Inês Jurubeba (prima)
  
O velho guerreiro e a prima Inês.
97 anos bem vividos, intensamente vividos. Nunca se acomodou. Entrou para a polícia ainda adolescente, exclusivamente, com o fim de combater Lampião e o cangaço. Com o fim do bando de Lampião, continuou na polícia e foi um militar de carreira da melhor espécie, até quando deu baixa com honra por seus feitos. Aposentado, tornou-se vereador em Carnaiba, tendo criado a bandeira do município em 1977. Correu estes Sertões, com um gravador na mão, buscando histórias de combates e dos modos de vida dos cangaceiros e da volante policial. Compilou as informações e transformou essas histórias no livro Lampião: Memórias de Um Soldado da Volante; cuja 1° edição se deve a Dona Madalena esposa do inesquecível governador Miguel Arraes. Esse livro é referência até para pesquisadores estrangeiros.

Nesse meio tempo, ainda encontrou tempo para homenagear o compositor Dr. José Dantas, seu amigo de juventude. Com a ajuda de amigos do compositor, inclusive Luiz Gonzaga, promoveu uma grande festa e mandou erguer um busto do compositor em praça pública de Carnaiba, o que motivou a realização anual da Festa de Zé Dantas, sendo a maior festa de rua de Carnaiba até os dias de hoje.

Neste ano de 2010, com seus 97 anos, ainda escreveu o livro intitulado Memórias, isto só foi possível porque tem uma memória privilegiada, além de um bom humor incrível e contagiante.

Outro grande feito seu, foi vir de Nazaré do Pico, município de Floresta, até Carnaiba nos 1° e 2º turnos das eleições, só para exercer o direito cidadão de decidir a vida e o poder do Estado através do voto.

E deve estar feliz pois seus candidatos foram eleitos tanto no nivel estadual como no federal.

Ainda quando vereador, desmembrou a câmara de vereadores de Carnaiba, tornando a edilidade independente, equipou-a com os necessários para seu funcionamento e moralizou as reuniões proibindo a entrada de qualquer cidadão armado, inclusive os vereadores daquela época que tinham este costume.

Parabéns ao Tenente João Gomes de Lira.


Pesquei no Blog do Cauê Rodrigues

Nenhum comentário: