sexta-feira, 1 de abril de 2022

Depoimentos

Projeto de Ensino Memórias do Cangaço divulga resultados do ano 2021

 Felipe Piauilino / ASCOM

 


Ao longo de 2021, o campus Ouricuri, através dos professores Uilma Maíra e Andrey Bernardes,  realizaram o Projeto de Ensino Memórias do Cangaço. Neste projeto, sete turmas do Ensino Médio Integrado estiveram envolvidas na execução, sendo 03 de Agropecuária, 03 de Edificações e 01 de Informática.

O docente Andrey Bernardes detalhou como foi realizado o projeto de ensino. Confira abaixo:

“Todas as turmas estudaram sobre o Cangaço em algum momento ao longo de 2021, como parte integrante do currículo de História da Instituição.Após isso, os estudantes das turmas mencionadas procuraram um familiar, ou conhecido da família, que conhecesse histórias ou guardasse memórias sobre o Cangaço. O objetivo era realizar uma entrevista sobre o cangaço, que seria gravada em áudio.

Para tanto, os estudantes participaram de uma oficina sobre realização de entrevistas. O propósito da oficina era fazer com que os discentes percebessem o papel ativo do entrevistador em estimular e conduzir o discurso dos entrevistados. Além disso, a oficina alertou quanto aos aspectos técnicos da gravação de uma entrevista em áudio e auxiliou cada um dos estudantes a elaborar um roteiro para a entrevista que iria realizar.

Com a oficina concluída e a pessoa a ser entrevistada escolhida, os(as) discentes passaram à gravação das entrevistas. Entre maio e setembro de 2021, foram realizadas 22 entrevistas nos municípios de Ipubi, Ouricuri, Santa Filomena e Trindade (Pernambuco), no Crato (Ceará) e em Governador Valadares (Minas Gerais).

Por fim, foi criado um site, que serve como um repositório das entrevistas gravadas. Para a construção do site, o Projeto contou com a participação da professora Shayane de Oliveira Moura, recentemente redistribuída para o Instituto Federal do Ceará, campus Cedro. 

 No site se encontram os áudios de todas as 22 entrevistas, cujo conteúdo também foi transcrito. Em breve, as transcrições estarão disponíveis para serem baixadas e lidas: 

 Clique aqui para conhecer o site e ouvir os depoimentos

Fonte: Instituto Federal Sertão de Pernambuco

Nenhum comentário: