quinta-feira, 2 de maio de 2019

Jornal A República (SC) - 17.06.1931

Lampiões

 Transcrito por Antonio Correia Sobrinho

 Lampião é um personagem digno de estudos. Às vezes eu duvido mesmo da existência real desse homem. Mata e rouba. Vai à igreja e paga promessas.

É um crente. É um monstro. Para julgá-lo, devemos conhecer-lhe, antes, a história. Há quem o odeie. Há quem o adore.

Contam que, injustiçado, perseguido, fez-se bandido; que rouba aos ricos para distribuir aos pobres. Dizem que furta a ambos. Não se sabe. Lampião é um enigma.

Opera numa região árida, entre florestas e montanhas quase impraticáveis, onde a água escasseia sempre. Onde mora? Ninguém sabe.

Criaram-lhe em torno uma figura de lenda. Na hora do combate, anda à frente de suas cortes. As balas não o atingem.

Sempre fugitivo, dorme, se é que dorme, onde a noite o encontra. É estranho, anda sempre armado e municiado. Jamais lhe foram sonegados recursos bélicos. Donde os tira?
Lampião é a mão negra do Norte. Faz contínuas ligações com os centros civilizados. Publica até editais, convocando asseclas.

Tem a resistência heroica dos sertanejos do Norte; conhece, a miúdo, o segredo daquelas paragens inóspitas.

Lampião não será vencido à força. Ninguém o conhece, ninguém o encontra. Lampião é uma incógnita. Lampião não é um homem. Ele representa a injustiça do Norte, a consequência natural do desgoverno nordestino.

Não o abaterão, jamais, nem metralhadoras nem canhões. Preso, morto que seja, nada adiantaremos; os Lampiões proliferam naquelas regiões. Terá sempre substitutos.

Abram-se escolas, construam-se estradas de ferro, aí sim, acabaremos de vez com os Lampiões do Norte. Lampião é o meio; criaram-no os maus governos. O Norte é uma incubadora de criminosos. Destruamos a causa, logicamente, ficarão extintos os efeitos. Ali há feudos e senhores feudais. A escravatura ainda remanesce naquele setor do Brasil. O direito da vida, ali, é do mais forte.

O Norte é o pêndulo invertido de Euclides da Cunha – marcando um recuo do passado.
Lampião não é um homem antes, um símbolo; tem a significação da esfinge: civiliza-me ou eu te mato.

Não devemos mata-lo mas, instrui-lo. Em vez de cadeias, escolas; em vez de metralhadoras, caminhos de ferro.

Resplandeça ali o clarão sereno da Justiça e não teremos mais Lampiões.

 

À luz do progresso e da civilização, Lampião baterá em retirada. Nem D. Quixote nem Sancho Pança o correrão dali. Lampião é o Norte inculto, sem governo e sem justiça. Lampião é um símbolo: caracteriza um meio e uma época.



*As pinturas são de Cybéle Varela e não compõe a matéria original, foram escolhidas por nós para ilustrar o artigo.

Nenhum comentário: