sexta-feira, 15 de abril de 2011

Lançado: Lampião, Assaltos e morte em Sergipe 

Na noite de ontem, 14, estivemos prestigiando o coquetel de lançamento da obra póstuma do jornalista Juarez Conrado. Os familiares bastante emocionados e atenciosos agradeceram as presenças e todo o apoio que receberam da imprensa e dos órgãos que proporcionaram a realização deste ultimo sonho do velho "vaqueiro da História".

 Um dos filhos, o jovem Helder Dantas foi quem autografou o nosso e de alguns amigos que encomendaram os seus com respectivas dedicatórias.




 Houve a exibição do filme "A ultima semana de Lampião"
baseado na primeiro livro de Juarez sobre o tema. Com direção e produção de Ilma Fontes ele foi todo rodado em Sergipe vindo a ser editado e considerado a primeira mini série produzida no nordeste.

CANGAÇO E POLÍTICA

Dentre os presentes estava nosso confrade Antonio Porfírio (foto à dir.) pesquisador e escritor que mantém em Alagadiço (povoado do município de Frei Paulo,SE) o museu do cangaço e o Memorial Zé Baiano.

Numa conversa de pé de parede ele nos adiantou alguns de seus mais novos achados inclusive sobre depoimentos de contemporâneos que abriram o jogo sobre umas "saias justas" do passado mas que será divulgado em momento oportuno.

Nos permitiu pelo menos adiantar que é sobre manobras de "outros" chefes políticos e coronéis sergipanos "mancomunados" com coiteiros etc. que garantiam tranquilidade e outras regalias para Lampião e alguns dos seus subgrupos em determinadas regiões do Estado.  Um tem o mesmo sobrenome de um célebre Francês.

Inclusive após o massacre em Angico. Para sorte de alguns dos sobreviventes quando aquele notório interventor lavou as mãos, entraram em cena outros protetores... ele promete citar nomes.

Coroné Severo!!! Fica a dica para uma intervenção no 3º Cariri Cangaço.

Como tínhamos um outro compromisso, permanecemos por pouco mais de uma hora. Na saída do evento eis a grata surpresa de reencontrar a amiga Vera Ferreira, neta de Virgulino e Maria.
 
 Vera, mesmo com a estafa de um longa e "perigosa" viagem foi cumprimentar a família do escritor e amigo. Comadre Vera, desta vez o acocho tende a ser mais frouxo!


O livro é edição do autor com apoio da Fundação Augusto Franco.

Valor na ocasião de Lançamento foi de R$ 20,00 (Vinte reais)

Para aquisição entrem em contato com Helder Dantas através do email heldidantas@bol.com.br 
ou Fones: (79) 3217 9324  \  99191 8524 (Tim).

3 comentários:

CARIRI CANGAÇO disse...

Estimado Kiko, Porfírio me telefonou ha alguns dias atras e conversamos bastante, e sua provocação na verdade já estava em andamento, rsrsrsrs.

Grande abraço

Severo

Kiko Monteiro disse...

É isso coroné, tu não perde tempo e o evento já vem sendo costurado desde o final do ultimo. TAPETE E HONRARIAS PARA LAMPA NA TERRA DO CACIQUE SERIGY.

Abraço

João de Sousa Lima disse...

Kiko,
só quero que nessa leva comprada não tenha um exemplar pro amigo aqui, ai você vai ver o que é uma tocaia de cangaceiro ruim.
farei a cirurgia dia 28 seguinte, assim que estiver recuperado faremos nosso trabalho,
abraço
joão de sousa lima