quarta-feira, 25 de setembro de 2019

A rota na terra que deu fim ao homi

Caminhos do Cangaço em Poço Redondo





No próximo mês de novembro, esqueçam a fadiga e o cansaço, e sigam a Poço Redondo para um edificante evento de Cangaço. Dois dias a programação, percorrendo a mataria e os caminhos do sertão, seguindo os antigos passos do bando de Lampião.

No roteiro tem Brió e uma morte de causar dó, tem Zé Joaquim cujo fuxico lhe deu fim, tem os Sete Umbuzeiros onde as duas volantes viram derramar seus sangreiros, tem a Cruz dos Nazarenos, tão grandes e ali tão pequenos.

No dia seguinte, já no clarear às janelas, a cabroeira vai seguir rumo ao Coito das Panelas. Mas antes do coito maior, um passeio ao arredor, em endereços de lutas e sangue pelo tempo em pó. Fazenda Paus Pretos e Areias, de memórias belas e tão feias, de muito roló sem solado, de muito calçado sem meias. Fazenda Santo Antônio e as Pias, onde a morte deu mais crias, um mundo de acabação, a dor maior no sertão.

Cinco corpos tombados, em cova rasa enterrados, fazendo da vida um nada e o fim de uma jornada. Nas beiradas do riacho, o Quatarvo tão conhecido, sepultura de Rosinha em local hoje esquecido.

Mas todos visitarão, durante dois dias nos passos do cangaço no sertão.

Contatos na imagem acima

Nenhum comentário: