quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cangaço entalhado

Gravura de Inverno na Rota do Cangaço


Com mais um projeto contemplado, desta vez pelo Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel - Edição Patativa do Assaré foi dado início no ultimo dia 25 de novembro a ação "GRAVURA DE INVERNO NA ROTA DO CANGAÇO". Que percorrerá as cidades de Dores, Aquidabã e Poço Redondo, alguns dos locais por onde o bando de Lampião passou em Sergipe.



A iniciativa se configura como uma homenagem ao centenário de nascimento de Maria Bonita, a companheira do Rei do Cangaço.

Os jovens dessas comunidades participarão de oficinas de xilogravura ministrada por Elias Santos e farão sua própria imagem, uma interpretação da história do Cangaço que serão reveladas nas matrizes.
Todo o projeto será ofertado gratuitamente e se estenderá até Março de 2012 onde culminará com uma grande exposição e lançamento do catálogo como resultado das oficinas e de todo o projeto.

É Sergipe na memória do cangaço!

Sebrae/SE patrocina catalogo de xilogravura de Elias Santos 


O Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa - SEBRAE- patrocinou o catálogo "Ensaio sobre o cangaço: xilogravuras Elias Santos" com um tiragem de 800 exemplares. Elias é o idealizador e coordenador do projeto Gravura de Inverno com o qual promove a difusão da arte da xilogravura pelo Estado de Sergipe.




A proposta deste trabalho foi homenagear o centenário de Maria Bonita, a cangaceira e companheira de Virgulino Ferreira, o Lampião. São 34 xilogravuras que abordam o cangaço relevando a presença de Maria.

O artista recebeu o convite para expor no XXXVII Encontro Cultural de Laranjeiras, em janeiro de 2012, onde acontecerá o lançamento oficial do referido catálogo com distribuição gratuita.

As duas imagens que ilustram este post são da coleção "Ensaio sobre o Cangaço: de Elias Santos.

Contato
Elias Santos 
(79) 9941-5194
eliascontemporaneo@yahoo.com.br 

Silvane Azevedo
 
(79) 9982-7116
silvaneartes@yahoo.com.br

Nenhum comentário: