domingo, 3 de julho de 2011

Nobres ações de um vaqueiro da história...

Moreno e Durvinha Descanso eterno e digno.

Por Ivanildo Silveira

A cangaceira "DURVINHA" nasceu no dia 08 de Dezembro de 1915 e faleceu no dia 28 de junho de 2008, em consequência de hipertensão intracraniana e AVC hemorrágico. Foi enterrada na cidade de Belo Horizonte.

Atendendo sugestão de Neli, filha de Durvinha, no dia 03 de maio de 2010, tivemos a ousadia de escrever uma carta, ao Prefeito de Belo Horizonte, nos seguintes termos:

Natal, 03 de maio de 2010
Excelentíssimo Senhor Prefeito Dr. Márcio Lacerda,
Levo ao conhecimento de Vossa Excelência, que a famosa cangaceira JOVINA MARIA DA CONCEIÇÃO SOUTO, conhecida nacionalmente por “DURVINHA”, a qual morou, por muitos anos na cidade de Belo Horizonte, com seu companheiro, também cangaceiro “MORENO “ (ainda vivo c/ 100 anos, sofrendo de graves problemas de saúde e, passando dificuldades financeiras) encontra-se sepultada no Cemitério da Consolação, Quadra 03, sepultura 547 da Prefeitura de Belo Horizonte/MG.
A filha do casal de cangaceiros, Sra. NELI MARIA DA CONCEIÇÃO, ( Fone: 031-34342186 ), a qual é funcionária dessa Prefeitura, há muitos anos, sendo lotada na área de saúde da UPA Norte , deseja construir “ UM TÚMULO “ para sua querida mãe “ DURVINHA “, mas não tem condições financeiras para tal desiderato, uma vez que ganha pouco.
Considerando que DURVINHA, foi uma cangaceira de expressão nacional, a exemplo de “DADÁ”, mulher do cangaceiro CORISCO, a qual foi agraciada, ainda em vida, com o título de cidadã de Salvador/BA, além da concessão de uma pequena aposentadoria, através de projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal daquela cidade;
Considerando que os familiares de DURVINHA, não possuem condições financeiras de arcarem com as despesas para a construção de um TÚMULO , sem se privarem de suas necessidades básicas;
Considerando que a cangaceira DURVINHA tem seu nome marcado na história do cangaço nacional, como uma personagem, querida e amada por todos os pesquisadores/historiadores e admiradores da cultura cangaceirística;
Considerando o senso de justiça de Vossa Excelência, bem como, o ato de misericórdia que lhe é invocado, em nome dos familiares da cangaceira DURVINHA , em nome dos pesquisadores /estudiosos do cangaço, vimos solicitar os préstimos dessa PREFEITURA de Belo Horizonte/MG, no sentido de custear as despesas com a CONSTRUÇÃO DE UM TÚMULO para a cangaceira DURVINHA, a fim de preservar a memória dessa famosa personagem da cultura cangaceira em nosso pais.
Caso, o túmulo não possa ser feito no Cemitério da Consolação onde o corpo está enterrado, a família não se incomoda, que seja feito em outro local.
Desde já, agradecemos, antecipadamente, o deferimento do pleito, acima solicitado. Maiores informações sobre o assunto em tela, poderão ser colhidas com a Sra. NELI ( filha de Durvinha), nos telefones, acima citados.
Atenciosamente,
IVANILDO ALVES DA SILVEIRA
Promotor de Justiça/Natal-RN
Colecionador/Estudioso do cangaço
Membro da Soc. Bras. de Est. do cangaço.

No dia 25 de Maio de 2010, recebemos o seguinte recado de "NELI"

"Querido amigo , estou aqui transbordando de felicidade , pois acabei de ser informada que e sepultura da mãe-DURVINHA foi aprovada. Agora melhor ainda pois o túmulo não será apenas para Durvinha... e sim para Moreno e Durvinha , será construindo um jazigo para os dois no cemitério da saudade. O senhor Luiz Gustavo Góis vai nos procurar para todos os trâmites. Obrigada mais uma vez de coração pela força". 

Conforme visualização, logo abaixo, no dia 30 de Abril de 2011, foi publicado no Diário Oficial do município de Belo Horizonte, o ato em que perpetua um túmulo, no cemitério da saudade, para a pessoa de Maria da Conceição Souto, conhecida nacionalmente, como a " cangaceira Durvinha " .



  
3 Flagrantes da solenidade de entrega do Jazigo






Neli e Adriane - (chefe gabinete do Prefeito de BH )

Vamos a um dos muitos exemplos de vida que o casal de ex cangaceiros transmitiram aos seus herdeiros.

Hoje estou aqui para agradecer meu querido amigo Ivanildo, por ter me ajudado nesta luta da construção do túmulo dos meus pais... e quero também agradecer todos meus amigos desse Blog que sempre me apoiaram e torceram por essa vitória ! Há todos o meu muito obrigada de coração!!!
Gostaria de deixar bem claro para alguns membros que enxergam ex cangaceiros como eternos bandidos que eles além de terem me dado a vida foram pais exemplares... Nos criando com carinho , respeito e sempre orientando para seguirmos os caminhos do bem ainda que na base da severidade !!! Lembro-me como se fosse hoje...
Um dia eu ainda pequena na pré escola cheguei em casa com uma caixinha de lápis de cor que havia ganho de uma professora; eu toda feliz... Mostrando aquela caixa com seis lápis coloridos lindos!!! entrei em casa gritando... Papai, mamãe... Olhem só o que ganhei... Meu pai somente olhou o objeto e imediatamente catou um chicote, me pegou pelo braço e foi comigo até a casa da professora para confirmar se ela realmente tinha me dado ou eu tinha roubado, me fazendo passar por uma baita vergonha. A professora confirmou o presente.
Mas foi assim que aprendi com esses dois seres, que não podia pegar nada de ninguém. Por isso eu devo a meus pais tudo que sou ... Principalmente a minha mãe Durvinha! que para mim foi a melhor do mundo, até hoje ainda choro pelo vazio que ela deixou em minha vida...
Saudades eternas... Mãe e pai que Deus os conserve em um bom lugar !!! Obrigada pelo privilégio de vocês terem sido meus pais...
 Com ternura da filha Neli
[ Lili].

3 comentários:

CARIRI CANGAÇO disse...

Grande Ivanildo, receba nosso abraço fraterno e de pleno reconhecimento pelo grande carater que vc é. Parabens a Nelizinha, João, Inacinho e toda família de Moreno e Durvinha.

Severo
Cariri Cangaço

ADERBAL NOGUEIRA disse...

IVANILDO. Um exemplo a ser seguido.Aderbal Nogueira

Anônimo disse...

Grande iniciativa do amigo Ivanildo, parabéns ao "Ministro" pela atitude.
Esse é dos bons.

Angelo Osmiro