terça-feira, 21 de junho de 2011

Resenha de Rostand Medeiros

“Lampião e o cangaço na Paraíba”. Um novo livro sobre as ações dos guerreiros encourados


“Lampião e o Cangaço na Paraíba”, de autoria do pesquisador João Bezerra da Nóbrega.
Apesar do título, o livro não trata apenas sobre as andanças de Virgulino Ferreira da Silva, o famigerado
Lampião, pelo chão do estado conhecido por ser primeiramente iluminado pelos raios do sol.

Ele possui inúmeras informações sobre diversos aspectos ligados a este movimento de banditismo rural.
Segundo o amigo Narciso o livro trás um interessante e inédito estudo sobre o cangaceiro Jurema, cujo nome real era Inácio de Loiola Medeiros da Nóbrega, com o qual o autor, coronel da reserva da Polícia militar da Paraíba, ainda possui um grau de parentesco.

Em suas páginas temos também a experiência de João Bezerra da Nóbrega, em 35 anos de serviço policial, os feitos das volantes Paraibanas, e uma visão pessoal sobre o poder constituído desse estado. Descrevendo ainda vários nomes de cangaceiros e volantes oriundos da Paraíba. Em estilo forte e profundo, este trabalho narra as ações criminosas de Virgulino e seu bando, além de outros asseclas que infestaram o sertão nordestino.

O livro é uma edição da Ideia Editora, de João Pessoa, possui 345 páginas e tem lançamento previsto para o dia 7 de julho de 2011, uma quinta feira, na Fundação Casa de José Américo, na Praia do Cabo Branco, João Pessoa, as seis e meia da noite.



Quem desejar adquirir antecipadamente o livro custará R$ 38,00 com o frete incluso. Contactar diretamente o amigo Narciso Dias através do e-mail – narciso_dias@hotmail.com – Ou pelos fones (83) 8832 7456 / (83) 9614 0042.

Nenhum comentário: