sábado, 13 de março de 2010

Até hoje procuramos

A Misteriosa Lagoa do Mel 
Por: Manoel Severo 

Desbravadores da Lagoa do Mel
Aproveitando uma pequena pausa em nossas andanças aqui pelo Distrito Federal, vou trazer para todos os amigos, um dos episódios mais marcantes e hilários de nossa visita a Paulo Afonso, ainda no começo desta mesma semana; como diz o Senador Mão Santa, do Piauíiiiiii: "Atentem bem!"
 
O Mistério da Lagoa !!!!
 
Era a terça-feira, segundo dia do Seminário Internacional de Paulo Afonso, toda a caravana de pesquisadores almoçava por volta das 13 horas, então propuz a todos uma visita ao local onde foi morto o irmão mais novo de Virgulino, Ezequiel; no fogo; como João de Sousa Lima nos fala: da Lagoa do Mel. Pois bem, de pronto quase todos, com exeção de Ângelo Osmiro e Paulo Gastão, que iriam tirar uma soneca, aceitaram o desafio de ir até o local, que não é muito distante do centro de Paulo Afonso. 

Marcamos para sair perto das 15 horas, mas... não sabíamos como chegar e João de Sousa não podia nos acompanhar; estava com um grupo de alunos com um vídeo sobre Maria Bonita. Aqui começou o nosso suplício, explico: Sua excelencia João de Sousa fez um "Mapa" e determinou um guia, Rubinho Lima, que disse no momento: "Conheço como a palma da mão".....É mole!!!!

E la se foi a caravana em busca da Lagoa do Mel e do local onde foi morto Ezequiel. Eu dirigindo, Alcino Costa ao meu lado e atrás mais quatro: Danielle Esmeraldo, Kiko Monteiro, Ana Lúcia e o famoso guia: Rubinho. João falou que era logo perto, era só pegar a rodovia que vai para Jeremoabo e quando passar de uma plantação de bananeiras, "entra a esquerda, tem uma pedra, e entra a direita, aí vão ver duas pedras:pronto é lá!!" Queria só saber como é que fomos "cair nessa", rsrsrs.


Em busca do elo perdido


Eleitor de Alcino Costa desde 1914


Enigmático Mapa de João de Sousa Lima
 
Depois de rodar cerca de 420 horas, contar quase todos os pés de bananeira da rodovia, fazer o senso de todas as entradas "à esquerda", examinar cada pedra a beira do caminho, e entrevistar 345 pessoas; que em todos os casos, nunca tinham ouvido falar da tal Lagoa do Mel ou tinham se mudado para ali há pouco tempo, até um antigo eleitor de Alcino, quando o mesmo era prefeito em Poço Redondo em 1914, encontramos; mas, a Lagoa do Mel, estava encantada!!

Nosso Guia Rubinho Lima, a beira do desespero confessava: "Estamos perdidos", na verdade, ele não sabia nem por onde começar. Olhou o espetacular mapa de cima para baixo, de baixo para cima, de lado, ao contrário, não tinha jeito... E tem mais, quando perguntei a ele onde, no mapa, ficavam as famosas bananeiras das quais falou João, ele candidamente me apontou: " Ali Severo, naquele verdinho"!!!! Meu Deus Rubinho, que verdinho meu amigo, o Mapa era em preto e branco!! Tivemos que admitir, nosso guia estava além de perdido, louco!

Alcino achou ótimo, mais uma polêmica para suas teses: "Olha não sei se Ezequiel morreu mesmo, porque realmente ninguém pode encontrar essa tal Lagoa do Mel, dessa forma, também naquela época não encontraram"!


Kiko Desiludido!


Rubinho apelando para a comunidade da vizinhança...


Constatação: Não convidem Rubinho Lima para Guia!

Kiko Monteiro com aquele jeitão maravilhosamente professoral declarou: "Calma pessoal isso acontece, não é a primeira vez que nos perdemos..." Eu, simplesmente, conclui que João de Sousa armou uma grande armadilha para todos nós e só avisou ao Vilela, que de última hora desistiu de nos acompanhar... João queria manter em segredo a famosa Lagoa do Mel. É um fato.
Naquela altura já estávamos procurando qualquer lagoa; do mel, do fel, lago, açude, riacho, poça d'água, qualquer coisa servia; mas, o máximo que achamos foi uma maravilhosa plantação de melancias. Bem, já estava anoitecendo, tínhamos as palestras da noite, precisávamos voltar e assim o fizemos, mas determinamos uma condição: Rubinho estava proibido de abrir a boca por todo o final do dia.

Moral da história: João de Sousa é um péssimo cartografo, Rubinho é um desastre em guia e nós, lamentavelmente: somos uma catástrofre como desbravadores do sertão.


Lagoa do Mel, nunca mais!!!

Manoel Severo do alto de seu Cariri Cangaço

2 comentários:

João de Sousa Lima disse...

Caríssimo Severo,
fica prometido que de outra oportunidade abandoremos o desenhista e o guia e eu mesmo irei com vocês até lá.
era muito simples de se encontrar e o guia é nascido, criado e ajustado em Paulo Afonso, porémm com um péssimo azimute no cerébro.
na realidade tenho mesmo é que agradecer a todos vocês pela marcante presença em nossa cidade.
grande abraço,
joão de sousa lima

Helio disse...

fantástico texto pessoal, lamento não ter estado com vcs em Paulo Afonso.

professor Mario Helio