sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Armas

A lenda do "Beijo quente"

Por Fábio Carvalho

Como costumo dizer não sou versado em cangaço como muitos dos confrades. Entendo um pouco sobre armas de fogo, e só.

Estes dias vi uma postagem sobre a metralhadora Hotchkiss, e vi que algumas lendas (ou “Fake News” pra usar um termo moderno), ainda persistem no meio dos estudiosos do cangaço (que como discutia estes com o amigo Geraldo Antônio De Souza Junior, são especialistas em cangaço, não em armas, daí algumas incorreções).

Mas sobe a metralhadora Hotchkiss há uma incorreção que beira a “heresia” para um estudioso de armamentos. Não sei de onde alguém tirou que Hotchkiss, na verdade um nome próprio, significaria “beijo quente”. Jamais ouvi falar de tal nomenclatura ou apelido nos meios de colecionadores ou militares. Certamente usou da pronuncia fonética e deduziu tal sandice.

As armas Hotchkiss eram fabricadas pela Société Anonyme des Anciens Etablissements Hotchkiss et Cie, fundada por Benjamin B. Hotchkiss, cidadão americano que inicialmente fabricou nos EUA, tendo se mudado para a França funcionando sua indústria inicialmente em Viviez em 1867, e depois em Saint-Denis a partir de 1875.


Esta importante fábrica iniciou a fabricação de armamento automático comprando uma patente do Barão Adolf Odkolek Von Újezd, um oficial do exército austro-húngaro. A patente dele era para uma arma automática refrigerada a ar, operando com o princípio de pistão a gás, e serviu de base para as metralhadoras Hotchkiss Mle 1897, Mle 1900, e Hotchkiss Mle 1914 (foto abaixo), armas que foram usadas maciçamente por muitos exércitos. O modelo 1914 foi adotado como metralhadora pesada pelo Exército do Brasil, e usada até os anos 60.

Depois se adotaram aqui os outros modelos da Hotchkiss, a metralhadora leve (ou fuzil-metralhador segundo outros) Hotchkiss Benet-Mercier 1909, que aqui foi chamado de Fz Mtr M921 A1 (“Tipo II"), já aparecendo num manual do EB de 1925 classificadas para “Metralhadora Leve Hotchkiss”, estas eram armas problemáticas de mecanismo complicado. E os posteriores FMH (Fuzil Metralhador Hotchkiss 1922), estes bem usados nos episódios do combate ao cangaço.




A Etablissements Hotchkiss et Cie, também fabricou automóveis.

Sei que a lenda da “metralhadora beijo quente” não desaparecerá fácil, pois já escrevi sobre isso antes, mas espero ter levado alguma informação sobre esta importante fábrica.

Nenhum comentário: