terça-feira, 1 de maio de 2012

Evento em Serra Talhada

"Escurinho" vence o 2º Festival de músicas do Cangaço


O cantor e compositor pernambucano, radicado há várias décadas na Paraíba, Jonas Neto Escurinho foi o grande vencedor do II Festival de Músicas do Cangaço, realizado na noite de 28 de Abril, na Estação do Forró – Vila Ferroviária, em Serra Talhada/PE, capital do xaxado e terra natal de Lampião, o Rei do Cangaço.

Quando Escurinho chegou à tarde, para “passar o som” de “Nas Estradas de Bom Nome”, melhor música do festival, encontrou-se no museu do cangaço, com seu amigo Epitácio Andrade, contemporâneo da Universidade Federal da Paraíba, nos anos oitenta do século passado.

Momento da premiação

A performance de Escurinho defendendo a música vencedora foi  irretocável, valendo-lhe também o prêmio de melhor intérprete. Para o médico psiquiatra e pesquisador social Epitácio Andrade, a letra de “Nas Estradas de Bom Nome” é um convite ao engajamento político para o enfrentamento das questões sociais.

A segunda edição do festival musical do cangaço foi organizada pelo ponto de cultura “Cabras de Lampião”, patrocinada pela secretaria de cultura de Pernambuco, tendo mais de 90 composições inscritas, oriundas de todo país, e foram selecionadas vinte para a etapa final.

Na manhã seguinte à vitória de Escurinho, Epitácio Andrade foi parabenizá-lo na Pousada Lampião, onde estava hospedado, e lhe presentear com um exemplar de seu livro “A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante”.
 
Resultado Geral

2º lugar: "Em versos quebrados, mulher no cangaço"
Autor: João Sereno e Maviael Melo
Intérprete: Carlinhos Pajeú de Juazeiro/BA

3º lugar: "Flores do Cangaço"
Autor: Tavinho Limma e Sandro Livarck
Intérpretes: Tavinho Limma e Sandro Livarck de Ilha Solteira/SP

4º lugar: "O Brasil, o Cangaço e Lampião"
Autor: Rui Grudi
Intérprete: Rui Grudi de Serra Talhada/PE

5º lugar: "Um Cangaceiro e um cão"
Autor: Artur Silva
Intérprete: Laerson Alves Cidade de Guarabira/PB

# Melhor Intérprete: Escurinho





Com informações da assessoria do Dr Epitácio Andrade e do Portal Belmonte

Nenhum comentário: