segunda-feira, 25 de maio de 2009

Lugares da memória

Inaugurado o Mini Museu de Alagadiço


Foto Antonio Correia Sobrinho



Eu e o confrade Marcelo Rocha estivemos presente sábado passado (23/05) na cerimônia de inauguração do "Mini Museu do Cangaço" idealizado e mantido pelo escritor Sergipano Antônio Porfírio, autor do Livro "Lampião e Zé Baiano no povoado Alagadiço".

Evento este que mais uma vez movimentou a vida pacata da localidade, prestigiado por alguns pesquisadores e amantes do Cangaço além de diversas autoridades locais.

O mini museu tem em anexo uma pequena e valiosa Biblioteca contendo quase que 60% de literatura Sergipana, com destaque para a obra completa de Tobias Barreto, além de trabalhos de meus conterrâneos, os lagartenses Sílvio Romero, Laudelino Freire e Joel Silveira.



Pelas fotos acima os amigos vão notar e reprovar o acesso "indevido" que tivemos ás peças apresentadas, o contato foi inevitável, também não concordamos. Apesar de não serem "comprovadamente" utilizadas pelo cangaço elas não deveriam estar expostas sem proteção de uma redoma ou vitrine, os amigos sabem que o contato com o suor e outras substâncias do ar aceleram o processo de oxidação dos metais que de fato tem mais de setenta anos.

Detalhes a parte, parabenizamos mais esta ação do confrade Porfírio que vem ampliar e dignificar ainda mais a rota do cangaço em Sergipe. Tudo indica que em Julho ocorrerá a segunda edição do encontro Cultural de Alagadiço com shows artísticos, Grupos Folclóricos além de presenças e palestras de importantes figuras e estudiosos do cangaço.

Nenhum comentário: