terça-feira, 28 de abril de 2009

A polêmica da "suposta" paternidade.

Meu nome é Ananias, filho de Lampião e Maria Bonita!
Morador da zona leste fará teste de DNA. Se estivesse viva, rainha do cangaço teria feito 99 anos ontem.


SÃO PAULO - O centenário do Dia Internacional da Mulher, celebrado ontem (8) marcou também o centenário de nascimento da primeira mulher a ingressar no cangaço, Maria Gomes de Oliveira, ou simplesmente Maria Bonita.

E no ano em que ela completaria cem anos é possível que seja esclarecida uma curiosa história envolvendo Maria e o marido, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião: afinal, o ex-pedreiro e morador da zona leste de São Paulo, Ananias Gomes de Oliveira, de 79 anos, o "Seu Pretão", é filho dos reis do cangaço? Um exame de DNA, a ser realizado até junho, dará o parecer final sobre o assunto.

Os registros históricos atuais indicam o contrário. A única filha reconhecida de Lampião e Maria Bonita é Expedita Ferreira Nunes, de 76 anos que hoje vive com a família em Aracaju. É sabido também que, nos oito anos ao lado de Virgulino, Maria Bonita teria sofrido três abortos.

Porém, recentes pesquisas sobre a árvore genealógica do casal levantaram a hipótese de outros filhos. Há quem defenda a existência de pelo menos treze herdeiros de Virgulino, alguns deles até mesmo fora do casamento com Maria Bonita. Em nenhum dos casos houve comprovação da paternidade de Lampião.

Em 2005, surgiu o mais recente caso e com grande possibilidade de ser real, segundo alguns especialistas. A suspeita recai sobre Ananias, um dos onze filhos de Maria Joaquina da Conceição, conhecida como "Dona Déa", e José Gomes de Oliveira, o "Zé Filipe". Acontece que Dona Déa e Zé Filipe são pais de Maria Bonita. Ou seja, em vez de irmão, Ananias seria filho de Maria Bonita.

A descoberta surgiu nos estudos sobre o cangaço do dentista e um dos maiores especialistas no assunto, Antônio Amaury Correia. Correia ouviu o relato do major reformado do Exército José Mutti, um "ex-volante" (polícia) e que foi casado com uma das irmãs de Maria Bonita, Antonia Oliveira. Mutti disse ter ouvido de Dona Déa que Ananias era filho do "homem", uma referência entre os cangaceiros a Lampião.

A possibilidade foi reforçada na biografia sobre Maria Bonita, com o título "A Trajetória Guerreira de Maria Bonita, a Rainha do Cangaço", publicada pela editora Fonte Viva. O autor da biografia, o escritor João de Sousa Lima, afirma que Dona Déa e Maria Bonita deram à luz na mesma semana.
Após o parto, Maria Bonita deixou Ananias sob os cuidados de Dona Déa, que criou o neto como seu verdadeiro filho e também como irmão gêmeo de Arlindo de Oliveira – esse, sim, irmão de Maria Bonita.

"Ouvi de ex-cangaceiros, familiares de Lampião e Maria Bonita e pessoas ligadas ao cangaço que Ananias é filho do casal. Eles chamaram a atenção para as diferenças físicas e a cor dele em relação aos outros irmãos, além da estranha diferença de dois dias no nascimento dos gêmeos Arlindo e Ananias", disse Sousa Lima.
Para Sousa Lima, o abandono de Ananias estaria relacionado a uma questão estratégica do bando e não à ausência de carinho do famoso casal. Segundo o pesquisador, essa prática era comum entre os cangaceiros. "Seria difícil fugir dos volantes com uma criança no colo. Até mesmo Expedita foi criada por outra família e só teve contato com Lampião em, no máximo, três oportunidades."

Com a publicação de livros que revelavam o suposto "novo" filho de Lampião, a notícia logo chegou aos ouvidos de familiares de Ananias, que, curiosamente, foi o último a saber sobre a possível paternidade. A descoberta aconteceu em maio de 2005, durante uma visita de Ananias a um dos irmãos de Maria Bonita, Oséas, em Santa Brígida (BA). "Tinha parente e amigo que sabia da história e não contava nada. Quando percebi, a cidade inteira sabia, menos eu", disse Ananias.

Inicialmente, Ananias desconfiou da história e até se irritou com a família. Passado o choque, ele saiu à procura de Expedita para propor a realização de um exame de DNA. A filha legítima de Lampião não forneceu a amostra de sangue e disse que estava cansada do surgimento repentino de tantos supostos filhos de Lampião e Maria Bonita. Depois de muitos desentendimentos, o caso foi parar na Vara da Família de Sergipe.

CHATEADO:
"Não tenho interesse em nada de Lampião, apenas a verdade. E se eu for filho de Lampião vou ficar chateado, pois é uma coisa ridícula abandonar o filho. Jamais faria isso com a minha família", disse Ananias.
Nos quatro anos do andamento do processo em Sergipe, Ananias adoeceu e até cogitou encerrar o processo. No final do ano passado, já bastante debilitado, ele teve a grande surpresa: a Justiça determinou que Expedita forneça a amostra de sangue e até já marcou a data do exame. Por ser um processo sob segredo de Justiça, o dia não pode ser divulgado, mas deve ser até o fim de junho.

Para o jornalista e especialista em cultura popular Assis Ângelo, é "inocência" acreditar que Virgulino teria tido apenas uma filha ao longo dos 39 anos de vida. "Ele andou por vários lugares do sertão nordestino e, com certeza, deixou herdeiros pelo caminho".

O também jornalista Glauco Araujo, que há quatro anos acompanha o caso de Ananias para a filmagem do documentário "Sangue de Cangaceiro", resolveu adotar a cautela: -"Prefiro esperar o exame de DNA".

Fonte: Ivan Ventura
Dcomercio EDIÇÃO de 08/03/2009.


NOTA: O jornal Recifiense comete erro primário para a história legendando uma foto da Cangaceira "Inacinha" companheira de Gato como sendo Maria Bonita.

4 comentários:

José Mendes Pereira disse...

Já eu não acredito que o Ananias seja filho de Maria Bonita e Lampião. Esta história surgiu através do “DISSE ME DISSE” entre família, e aos poucos ela foi se alastrando pela redondeza, fazendo com que tenha alcançado credibilidade.

Um dos primos de Maria Bonita, um senhor chamado Manuel Maria dos Santos, apelidado por Seu Nequinho, ex-barqueiro que atravessava os cangaceiros no rio São Francisco com o pai, foi o primeiro a segredar ao repórter João de Souza Lima:

O escritor João de Sousa Lima fez-lhe a seguinte pergunta:
É verdade que Ananias é filho de Lampião?
Manuel Maria dos Santos - Ananias é filho de Lampião e Maria Bonita! Aqui todo mundo sempre soube desse segredo. Agora, na época de Lampião quem era doido de andar com uma conversa dessa?! Ananias e o seu irmão Arlindo de Oliveira, ambos já falecidos, foram criados como irmãos gêmeos por Maria de Oliveira Déia, mãe de Maria Bonita e sogra de Lampião.
Segundo relatos de historiadores, mãe e filha ficaram grávidas ao mesmo tempo. Maria Bonita teria deixado o seu filho para ser criado em segredo, por sua mãe.

José Mendes Pereira – Mossoró- RN.
Fonte de Pesquisa: Artigo do escritor João de Sousa Lima

Emanuel disse...

Prezados,

Acredito que Antonio Ferreira- o esperança, irmão mais velho de lampião seja meu tataravô. procuro meios de comprovar cabalmente esta história, temos as histórias de familia e agora uma certidão de nascimento que endossa história.

obrigado

Emanuel
51-9119-2665

Anônimo disse...

meu avô é de Afogados da Ingazeira, sempre que surgia o nome lampião em qualquer tipo de conversa, nós da família, logo percebiamos uma mudança no comportamento dele. Uma coisa que eu sempre notei é que ele parecia conhecê-lo de alguma forma mas demostrava não ter muito orgulho disso.

Sei lá, não sai da minha cabeça que eu possa ser um parente distante dele, talvez de algum de seus cangaceiros

Anônimo disse...

Em tangará da serra MT tem um filho de lampião....6599604-8156