terça-feira, 28 de abril de 2009

Um click árido sobre o cangaço


Uma centena de imagens estão em exposição no Centro Cultural do Banco do Nordeste, em Sousa, no Sertão da Paraíba; 14 delas passaram por processo de restauração e podem ser vistas pela primeira vez no Estado.

Um cartão de visitas com fotografia na frente e mensagem no verso, escrito a mão e assinado por Virgolino Ferreira da Silva, vulgo: Capitão Lampião’; Volantes em pose oficial para a posteridade; Uma dança de cangaceiros no meio do Sertão. Estas e outras imagens inéditas ou, no mínimo, inusitadas, estão entre as novas restaurações que vão compor a exposição fotográfica ‘Cangaceiros’, a primeira grande retrospectiva sobre Lampião e seu bando (1922-1938), no Centro Cultural do Banco do Nordeste, em Sousa, no Sertão da Paraíba.

A exposição é composta de 100 fotografias pertencentes ao Acervo Abafilm e Sociedade do Cangaço, sendo mais da metade de autoria de Benjamin Abrahão, que fotografou e filmou o bando de Lampião com equipamento e orientação de Adhemar Albuquerque, fundador da Abafilm. As demais fotografias são de Lauro Cabral de Oliveira, Pedro Maia, João Damasceno Lisboa, Pedro Uchoa, entre outros anônimos que, por meio de suas lentes, possibilitaram a confirmação de momentos históricos do cangaço.

Entre as 100 imagens expostas, 14 foram restauradas recentemente para esta mostra e poderão ser vistas pela primeira vez. As demais 86 compuseram a exposição ‘Cangaceiros na França’ em 2006 e em São Paulo, entre 2006 e 2007. Na França, permaneceu durante três meses em Montpellier, entre junho e setembro, quando foi vista por cerca de 12,5 mil pessoas. Em Paris esteve durante o mês de novembro do mesmo ano na Maison de l’Amérique Latine. Em São Paulo, a exposição foi aberta em outubro de 2006 no Museu da Imagem e do Som (MIS), onde deveria ficar até dezembro, mas devido o grande número de visitantes, permaneceu até abril de 2007.

Exposição dividida em etapas do bando de Lampião e Maria Bonita

‘Cangaceiros’ é dividida em etapas da vida de Lampião, seu bando e o cangaço. Começa com o cangaceiro na companhia de sua família em Juazeiro do Norte, em março de 1926. Passa por registros diversos de seu bando, entre 1927 e 1937; chega à repressão, nas fotografias das volantes, que eram as milícias armadas para o combate ao cangaço; e à morte, com os corpos e as cabeças decapitadas expostas como provas das capturas, em 1938. Há registros também da rendição de outros cangaceiros em 1939.

Objetos, jornais e filmes

Além das fotografias, ‘Cangaceiros’ conta ainda com 10 painéis de recortes de matérias sobre Lampião e seu bando, publicadas na época pelos jornais ‘A Noite Ilustrada’ e ‘O Povo’. Objetos pessoais, como jóias, óculos, luneta, cantil, bússola, vestimentas e armas brancas e de fogo também compõem a exposição. No local, haverá ainda a exibição ininterrupta do filme feito por Benjamin Abrahão junto ao bando de Lampião, com duração de 1h30. Uma mostra de 10 filmes, longas, curtas e documentários com a temática do cangaço também acontecerá ao longo da exposição.

A abertura da mostra contará com palestra/debate de Expedita e Vera Ferreira Nunes, respectivamente filha única e neta de Lampião e Maria Bonita, Antônio Amaury e João Souza, pesquisadores do cangaço.

Editoração: Júnior Damasceno

FONTE: A União- PB

Exposição - Cangaceiros - em Sousa PB 
De 04 de Abril a 30 de maio de 2009.
Centro Cultural Banco do Nordeste - Sousa/PB 
Rua cel Jose Gomes de Sá 07 , Centro. 
Tel. (83) 3522 - 2980 Fax 3522 - 2926

Nenhum comentário: