sexta-feira, 18 de março de 2011

Scans

Antonio Amaury no programa "8 ou 800" 

por Ivanildo Silveira e Kiko Monteiro

"Oito ou 800?" Era um Quiz show da Rede Globo apresentado pelo grande ator Paulo Gracindo, baseado num jogo de perguntas e respostas, transmitido ao vivo, todos os domingos, às 19h, durante o ano de 1976.

O texto era escrito por Walter George Durst e Túlio de Lemos, a direção geral era de Carlos Alberto Loffler, com co-direção de Wilson Resende e produção de Cícero de Araújo e Waldir Paulino.

Na disputa, o próprio candidato escolhia o assunto a partir do qual a produção elaboraria as questões. Em seguida, a cada domingo, deveriam sempre ser respondidas três perguntas, divididas em seis itens. Acertando-as, o candidato podia conquistar o prêmio máximo: 800 mil cruzeiros.

As três séries de perguntas preparadas pela produção do programa eram fechadas em envelopes e depositadas em um cofre no Banco do Brasil, sendo retiradas apenas na hora do programa. O candidato, então, sorteava um dos envelopes, e o jogo começava.

Durante a exibição eram apresentadas reportagens traçando o perfil dos candidatos e pequenos documentários sobre os temas escolhidos.


 O Globo, 27 de novembro de 1976

A participação do candidato era dividida em três etapas. Nas primeiras quatro semanas, ele disputava prêmios no valor de dois, quatro, seis e oito mil cruzeiros. Na segunda etapa, também com quatro semanas, os prêmios oferecidos passavam a ser de 20 a 80 mil cruzeiros. Finalmente, na última etapa, com duração de nove semanas, o candidato concorria a prêmios no valor de 160 a 800 mil cruzeiros.

Fonte: Paulo Senna, O Globo online / Cultura

O Dr. Amaury com a competência que lhe é peculiar, participou e respondeu a dezenas perguntas sobre Lampião e Cangaço, seguia com total exito, até que... Na penúltima fase do programa ( tendo ganho, até aquele momento, Cz$ 300 mil cruzeiros ), o mestre desistiu de concorrer, ante a pergunta que lhe seria formulada, confiram a questão:
"QUANTOS CENTÍMETROS TINHA O CORDÃO DA CEROULA DO AVÔ DO TENENTE QUE COMANDOU A VOLANTE QUE LIQUIDOU LAMPIÃO ?" .
Leiam o scan da matéria abaixo. A tal pegadinha era regra para todos os participantes se comparada aos demais a produção "pegou leve" com o mestre cangaceirólogo.


Apesar do final "melancólico" a audiência do programa lhe proporcionou o merecido reconhecimento nacional como grande pesquisador do tema, ele torna-se uma "celebridade". Outros veículos de mídia e autores diversos passaram a recorrer a sua consultoria quando precisaram produzir material acerca do tema. Reportagens, filmes e é claro bibliografia a ser consultada.

Ao Dr. Amaury nossas homenagens, do Lampião Aceso e da Comunidade do Orkut, Lampião Grande Rei do Cangaço!

Um abraço a todos

 Scaneada da revista Manchete, 18 de dezembro de 1976.

*Ivanildo Silveira é Colecionador do cangaço, Natal/RN.

Um comentário:

José Mendes Pereira disse...

Uma ótima recordação dos tempos outrora. Tenho ainda uma vaga lembrança deste programa, apresentado por Paulo Gracindo, o ator que fez o papel no Bem Amado, Teodorico Paraguaçu.

José Mendes Pereira - Mossoró-RN.