domingo, 14 de novembro de 2010

A Estética do Cangaço no FLIPIPA 2010
 

Se estiver pelas bandas de Natal, ou melhor, de uma das mais belas praias do mundo! Não deixe de dar uma espiada. Muitos notáveis da literatura estão confirmados, entre estes como diria Alcino dois "vaqueiros da historia'' cangaceira!

Dia 19 de Novembro - SEXTA-FEIRA - 21h
TENDA LITERÁRIA
Mesa 6: Estrelas de Couro:

Com: Frederico Pernambucano de Mello (PE) e Honório de Medeiros (RN)
Mediadora: Clotilde Tavares (PB).

Considerado o autor de maior referência nos estudos sobre o cangaço, o historiador e escritor Frederico Pernambucano de Mello mergulha no universo estético, comportamental e mitológico do cangaço e de seu mais importante protagonista, Lampião. Nesta costura iconográfica, abordará o tema "Estrelas de Couro: A Estética do Cangaço” (Editora Escrituras), título de sua mais recente obra, provida de um rico acervo de imagens do cangaço. Pernambucano é autor também de “Guerreiros do Sol”, “Guerra total de Canudos” e “Tragédia dos Blindados”.

Para debater estará o professor de Filosofia do Direito, Ex-Procurador Geral do Município de Natal e ex-Secretário de Estado, Honório de Medeiros, um pensador e autor das Ciências Jurídicas, mas também um dedicado e obstinado pesquisador do cangaceirismo. Nesta área ele escreveu, entre outros, o livro “Massilon - Nas veredas do Cangaço e outros temas afins", sobre um intrigante cangaceiro do bando de Lampião.

A mediadora será a escritora Clotilde Tavares, dramaturga, médica aposentada e estudiosa da cultura popular, também é autora de “Coração Parahybano”, “Bilhete Suicida”, “A Botija” e “A Magia do Cotidiano”.

Sir Honório de Medeiros 
Foto de Manoel Severo.

Visite o blog do evento Flipipa 2010

Nenhum comentário: