sábado, 20 de junho de 2009

Nobres ações

Livros de Chico Pinto vão para Universidade de Feira 

Por Vitor Hugo Soares

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) tem mais um bom motivo para sentir orgulho, além da qualidade reconhecida de seu ensino: será, a partir de agora, a guardiã da biblioteca do ex-prefeito e ex-deputado Chico Pinto, falecido em fevereiro de 2008. Os livros do culto e bravo guerreiro de Feira , que sempre esteve ao lado das mais dignas lutas políticas e sociais travadas na Bahia e no Brasil nos últimos 50 anos, foram doados à UEFS por Thais Alencar, viúva do ex-prefeito e ex-parlamentar Francisco Pinto.

O acervo de 3 mil volumes é dos mais ricos e diversificados em termos de conteúdo: literatura, política, história, documentos raros, relatos de um tempo e de uma trajetória única da política baiana e nacional. Sem falar nos volumes de uma das maiores predileções de Chico em suas horas de leitura: o conhecimento sobre a vida, combates e estratégias de Virgulino Ferreira, o Lampião, Maria Bonita e os cangaceiros do bando nordestino.

Leitor assíduo e confesso de tudo que se escrevia sobre estes legendários personagens, os livros sobre o cangaço foram os últimos a frequentar o móvel de cabeceira do notável parlamentar no hospital, em seus dias de despedida.

Ver e ler os livros de Chico Pinto na UEFS, eis mais um bom motivo para ir a Feira de Santana.

2 comentários:

Rubervânio Rubinho Lima disse...

Opa, amigo Kiko...
Essa notícia boa me será uma belezura....


Quando for a feira, na próxima semana, vou correr pra ver esse acervo...

Kiko Monteiro disse...

Bom pra gente hein amigo
também pretendo conhecer este acervo em minha próxima visita a Feria, quem sabe a gnte não se encontra por lá?

Abraçando!