sábado, 15 de novembro de 2008

Especiais para TV

A Aperipê exibe neste sábado o Especial “Filhos do Cangaço”

A cidade de Poço Redondo realizou, em julho deste ano, a 1ª Mostra Cultural Raízes de um Povo – 70 anos da Morte do Cangaço, em alusão ao assassinato de Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros na gruta do Angico. A equipe da Aperipê TV esteve na cidade na época do evento e produziu um documentário como homenagem ao movimento que revolucionou o sertão nordestino na época dos coronéis. O Especial Aperipê vai ao ar neste sábado, 15, a partir das 15h.

Como todas as lendas que tendem a se tornar maiores que os fatos, a saga de Lampião pelo Nordeste brasileiro contém todos os elementos de aventura, romance, violência, amor e ódio das grandes histórias da humanidade. A proposta do documentário é abordar toda a herança cultural simbólica e palpável do cangaço, movimento tão significativo para o povo nordestino.

O encontro cultural de Poço Redondo promoveu várias discussões acerca do cangaço, mediadas por pesquisadores e estudiosos no assunto. Segundo a diretora do Especial, Gabriela Caldas, esses debates e os depoimentos de populares formam o conteúdo do documentário: “Para o Especial, além de gravarmos os debates, colhemos das pessoas da região histórias do imaginário popular sobre Lampião, sua companheira Maria Bonita, e todos os rapazes que formaram o grupo de cangaceiros mais famoso da história do cangaço”, afirma a diretora.

A equipe visitou, também, a grOta do Angico no 70º aniversário da morte do maior ícone do cangaço, o Virgulino Ferreira da Silva, ou simplesmente Lampião.

Não perca todo o vigor do cangaço no Especial Aperipê deste sábado.

Nenhum comentário: