segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Opiniões

A colômbia e a cabeça de Lampião
Por Ricardo Soares

Quando a mídia colombiana exibiu com visível satisfação o corpo ensanguentado de Raul Reyes fazendo-o perder toda a dignidade ( se é que a morte empresta alguma dignidade a alguém) imediatamente me lembrei da cena das cabeças cortadas de Lampião e seus cangaceiros exibidas pelo governo de Getúlio Vargas logo após a chacina do bando em 1938. O mesmo pensamento teve a jornalista e blogueira paranaense Juliana Cavassin que frequenta esse blog e me honrou com um texto ( enviado por e-mail) onde menciona as multiplas possibilidades que permitem os blogs nessa nova era da comunicação. 

Juliana é a titular do blog Aujourd' hui, que está na minha lista de links.Tanto Juliana como outros colegas como Marcelo Tas ao falar de mim em seu blog (Clique aqui) me fazem não desanimar com a aparente má vontade que alguns demonstram com alguns textos onde tento elucidar sem distorções o que se passa na Colômbia. 

A morte de Reyes é um ato terrorista igual aos que Uribe condena pois violou a soberania de um país vizinho , desrespeitou qualquer preceito humanitário ou possibilidade de diálogo que parecia estar em curso. Informes dão conta que Reyes estava empenhado em viabilizar um encontro com Sarkozy com vistas à libertação de INGRID BETANCOURT. 

Posso até imaginar agora a cara de desespero de sua mãe, Yolanda Pulecio, que entrevistei em junho de 2007 na zona norte de Bogotá. Yolanda não tem a menor simpatia por Uribe e sua politica belicosa, guiada por Washington. Pedia naquela ocasião a interferência do governo Lula pra mediar a questão e temia que uma ação violenta de Uribe tirasse as chances de libertação de sua filha. 

Dona Yolanda estava certa. Uribe tem as mãos sujas de sangue. As Farc tem as mãos sujas de sangue. Os paramilitares tem as mãos encharcadas de sangue. Agora, por que militares, politicos e congressistas à direita na Colômbia aplaudem ato tão selvagem e bárbaro ? desde quando assassinatos vis devem ser comemorados ? e desde quando achamos isso normal?? 

Desde quando é natural que o limitrofe George Bush venha a publico parabenizar seu colega colombiano por uma violação de soberania ? Oportunismo de Chavez ou não fato é que deveriam sim reverberar mundo afora protestos contra o ato insano perpetrado pelo governo colombiano com a ajuda de satélites americanos , segundo me revelaram minhas fontes...afinal quem esteve tanto tempo mergulhado na Colômbia também tem fontes quentes lá né não?? 

Oportunismo de Rafael Correa ou não o presidente do Equador está no direito em espernear pela violação do seu território e em chamar de "canalha" o governo de Uribe. Agora, polêmicas a parte, reflexo de um mundo doente é comemorar com sorrisos e festas , é exibir como troféu de hipica o corpo sujo, lacerado e maltrapilho de Reyes. 

A morte perde sua dignidade e os homens não se dão ao respeito. Sintoma de que a Colômbia pode ter entrado numa guerra sem fim. E isso, prezados leitores, não é ( repito mais uma vez) sinal de simpatia pelas Farc mas sim sinal de que fica dificil crer na humanidade quando a barbárie vira artigo para ser consumido durante as refeições. Acho que uma guerra entre os países envolvidos é improvável. Mas as fissuras provocadas por esse ato insano podem ser incontornáveis. A síndrome da cabeça de Lampião se materializou na Colômbia.


Extraído do blog do Ricardo Soares (Foto) TODOPROSA

Nenhum comentário: