quarta-feira, 18 de março de 2020

O cangaço em Sítio do Quinto, BA

Histórias da Fazenda Caritá

O pesquisador Josevaldo Matos, encontrou seu João Raimundo Filho, o popular vaqueiro, uma testemunha viva da era do cangaço no município de Sitio do Quinto, sertão Baiano.


Pescado no canal do autor.

Adendo Lampião Aceso

A Fazenda Caritá na época do cangaço era nos territórios de Jeremoabo. Em 1954, Sítio do Quinto passou de povoado para 1º Distrito de Jeremoabo. Já no dia 14 de maio de 1989 é realizado um plebiscito onde mais de 95% do eleitorado voltou a favor da Emancipação Política de Sítio Quinto.

Em 13 de Junho de 1989, Sítio do Quinto é publicado no Diário Oficial, através da Lei Nº 5001/89 tendo a garantia promocional da localidade como município.


Um comentário:

MANOEL MESSIAS ANDRADE DE MATOS disse...

João Raimundo Filho (popular vaqueiro) aos 96 anos é morador de Sitio do Quinto. Vaqeiro desde menino, carrega consigo o codinome de "Vaqeiro". Um contador de história e figura importante par a cultura de Sitio do Quinto, Jeremoabo, Antas e região. Filho de João Raimunda da Silva (popular João Dedé do Caritá, Neto de Dedé do Caritá e Bisneto de Francisco Pelonho (descendente de poloneses que se instalaram nas proximidades da Faenda Caritá). A familia Pelonho povoa toda a regão norte da Bahia, de Ribeira do Pmbal a Paulo Afonso.

Recordo de João Raimundo
Vaqueiro mui afamado
João Dedé do Caritá
Que era muito estimado
Ensinou para seus filhos
O seu mais nobre legado
A cultura do sertão
Que é o manejo do gado

Ele foi agraciado
Com três filhos cavaleiros
João, Antonio e Claudenor
Sempre amigos, companheiros
Cavalgando pelos prados
Em seus cavalos campeiros
Amansando os barbatões
Cresceram como vaqueiros
(Messias Matos)

Os três irmãos atuaram como Vaqueiros por longos anos nas regiões de Jeremoabo, Caritá, Brejo, Guloso, Rangel, Marotos, Sitio do Quinto, Mucambo, Tingui, Buquerao, Caboco, Razinho, Curral do tanque... etc.

João Raimundo Filho (popular vaqueiro, reside em Sitio do Quinto)
Antonio Raimundo da Silva (Encerrou seus diasd em SP, onde é falecido)
Claudenor Raimundo da Silva (popular Cau - Reside em Adustina)