quinta-feira, 7 de junho de 2012

Vai um filminho aí?

Baile Perfumado | COMPLETO |

Um filme de 1997, com direção conjunta de Paulo Caldas e Lírio Ferreira. Homem de confiança de Padre Cícero, o fotógrafo árabe Benjamin Abrahão, parte de Juazeiro, no Ceará, nos anos 30, para levantar recursos e filmar Lampião e seu bando. Graças à sua habilidade para estabelecer contatos, Benjamim localiza o cangaceiro e registra o cotidiano do grupo.

O filme, no entanto, é proibido pela ditadura do governo de Getúlio Vargas, durante o Estado Novo e só foram recuperadas no início dos anos 60 pelo cineasta Paulo Gil Soares e seu produtor, Thomas Farkas.

Em 1965, eles realizaram o curta-metragem "Memória do Cangaço" que, ao lado de "A Musa do Cangaço" (1981), de Humberto Mauro, ajudou a popularizar a figura de Benjamim entre os estudantes nordestinos.

A história é pontuada pelas imagens originais do protagonista, e apenas onze minutos do filme exibem um Lampião bem diferente do herói dos pobres: Aburguesado, maravilhado com modernidades como a máquina fotográfica e a garrafa térmica, tomando *"uísque" e banhando-se em *"perfume francês", além do bando que também promovia bailes no meio do sertão, daí a origem do título do filme.


De acordo com a maioria de nossos entrevistados e confrades esta é a película que mais lhes agradou dentre os trabalhos voltados para o tema. E você, o que achou?


Açudes:Wikipedia e TV Cangaço - YouTube

Um comentário:

Neguinho disse...

ÓTIMO FILME! Não conheço muito sobre o cangaço mais já assisti Baile Perfumado e adorei. Muito bom o filme. Sou fascinado pela história do cangaço e em especial a de Lampião, Dadá, Corisco, Sabino dentre outros que fizeram parte do bando de Lampião o governador dos sertões. ♫♪"Lá vem Sabino mais Lampião chapéu quebrado fuzil na mão..." ♫♪