quinta-feira, 29 de março de 2012

Parentes

Octacília... Uma provável filha do irmão de Lampeão

Descoberto e comunicado por Orlins Santana.

Este explica, em seu relato:

"Encontrada uma criança de Nome Octacília, e que como de praxe, a Santa Casa de Misericórdia colocava o sobrenome "Mattos" em todas as recebidas na roda dos expostos.

Otacília, no dia 31 de agosto ano de 1929, foi batizada em Miguel Calmon. Nascida a 26 de dezembro de 1929, filha legítima de João Ferreira da Silva e Anna Francisca Ferreira da Silva, incluída no livro do ano de 1927, em agosto de 1930, à folha 109, "Livro de batizados", no Arquivo paroquial de Santo Antonio de Jacobina, sendo padrinhos Porfirio Brandão Filho e D. Julina Fraga Brandão.


Sir João Ferreira
Dos homens, foi o único que não tornou-se cangaceiro.

Padre Manoel Magalhães Araújo. As custas foram dispensadas devido os pais serem nimiamente pobres.

Otacília foi retirada pela mãe no dia 30 de Abril de 1949. Era uma menina parda, que foi colocada "na roda" com 5 anos de idade, às 19:30 da noite, em maio de 1933, em bom estado de saúde, com camisola estampada, calçola de morim, capotinho de tricoline com bordados, camisa de morim usada. Com um colar de contas brancas e vermelhas, com um pedido do vigário de Jacobina.

Obs: A família Brandão, também tinha membros em Serra Talhada.

Para acrescentar aos arquivos dos amantes do cangaço... Vera Ferreira viu este documento hoje segunda feira 19 de Março pela manhã. Segundo Vera Ferreira, o tio que conheceram, tinha uma esposa com outro nome. Relatou que Expedita falou que ele, João, era mulherengo, e que tem sentido a matéria.

A menina ficou moça e saiu do orfanato com 21 anos, quando a mãe veio buscar. Foi a única que saiu com vida. Espero que esteja ainda com vida, aqui em Salvador, pensei em sondar.

Ela é prima da filha de Lampião, então deduzo que, o envio de crianças, já era orientado pela familia Ferreira da Silva. Agradeço a Deus, ter me iluminado, e fazer vir à tona para vocês.

O que me surpreende, é ter posto as mãos, nas primeiras buscas, logo neste livro, no meio de mais de 20 mil.
Deve ter um grupo, que é só energia, e não mais possue corpo, me guiaram, após ter sintonizado a capacidade e a dedicação.

O achado é impossível...

É por isso que se deve fazer o bem, amar as pessoas, não trair, não mentir. Pois lhe asseguro, que em toda minha vida duvidei, destes acompanhamentos, nunca acreditei. E por isto foi muito chocante, mas, rezo por êles. Muitos estão mergulhados num oceano de arrependimentos. Apesar da atualidade estar mil vezes pior, onde os grupos de cangaceiros, coiteiros e volantes eram uma bobagem. Agora é que se vê ampliado tudo aquilo. Te prepara viu nêgo, êles também estão te acompanhando. Trilhe sobre documentos e não dê asas à imaginação nem invencionice.

Nem tudo que existe, é o que você toca e vê. Se você foi sintonizado e sua energia é da mesma frequencia, aguarde. Deus nos proteja."

O documento:









Transcrição:

"Anno 1933 – Mês Maio – Dia 8
Pelas 19 horas 1/2 foi posta no Asylo de N.S. da Misericórdia uma menina parda com 5 annos 1/2 de idade, em bom estado de saude.
Trouxe os seguintes objectos:
1 – Camisola de tuquim estampado
2 – Sombra de morim com renda de bilro
3 – Calçola de morim (usada)
4 – Camisa de morim usada
5 – Capotinho de tricoline com bordado de linha de côr (usado)
6 – Collar de contas brancas e vermelhas.
Com o seguinte attestado:
1 – Pedido /// Rvmo: Snr Vigario de Jacobina
Abaixo assignada Madrinha de Otacilia Ferreira, filha de João Ferreira da Silva e Anna Ferreira da Silva, carece para fins de caridade, da certidão de teôr do assentamento do seu baptismo, realizado na freguezia de Jacobina no anno 1929, pelo que vou pedil–a a V. Rvma mui respeitosamente
Nestes termos
P. deferimento
Julina Fraga Brandão
Bahia, 27 de Janeiro de 1933
Certidico que revendo os livros do Archivo parochial desta freguezia de Santo Antonio de Jacobina, de um dos livros, já findos, que serviu nos annos de 1927 ao mês de Agosto de (1930) mil novecentos e trinta para lançamento dos baptisamentos desta mesma parochia, delle consta a fls 109 o registro de teôr seguinte: “As trinta e um de agosto de mil novecentos e vinte nove o reveredissimo Vigario baptisou solemnemente em Miguel Calmon a Octacilia, nascida a vinte e seis de Dezembro de mil novecentos e vinte sete, filha legitima de João Ferreira da Silva e Anna Francisca Ferreira da Silva, sendo padrinhos Porfirio Brandão Filho e Justina digo Julina Fraga Brandão. Do que para constar lavrei o presente termo que assigno O Vigario P. Magalhães”
Nada mais continha o termo acima, ao que fielmente copiei e concertei. Ita pi fide parochi Jacobina matriz de Santo Antonio em 15 de Fevereiro de 1932. O Vigario
Pe. Maneol Magalhães Araujo
Dispensada de emolumento por ser miniamente pobre e nada poder por si nem por sua mão
Jacobina 15 de Fevereiro de 1933
Pe. Magalhaes
Observações
Sahiu no dia 30 de Abril de 1949 em companhia da genitora."

O Açude é Cangaço na Bahia

2 comentários:

juliano disse...

Ola Bom dia
Sou Juliano Moreira da Silva
Estou buscando informações sobre.meus antepassados e acredito que possaa me ajudar. Gostaria de averiguar uma história de minha família mas a distância onde os fatos ocorreram torna tudo muito dificultoso e apelo a vc para me iluminar. Bem a história é que meu avô
Antônio Pereira da Silva nasceu em Arco Verde em 1918 casou se com Laudelina Alves de Goes ( Maria Alves de Jesus ? Quando solteira)
Antônio era filho de
Higino Pereira da Silva casado com
Capitulina Esmerinda da Conceição
Higino era filho de
Joao Serafim de Lucena casado com
Maria Joaquina da Conceição
Joao era filho de Antônio Siriaco da Silva casado com
Joaquina Maria da Conceição

Antonio Siriaco e Joaquina Maria tiveram tambem maisnuma filha chamada Joana Maria da Conceição.

Meu avô Antônio Pereira era primo de Joaquim Pereira da Silva primeiro farmacêutico de Custódia Pernambuco.

Minha avó Laudelina Alves de Goes contava ser prima de Lampião ( Virgolino Pereira da Silva mome de batismo). Gostaria muito de apurar sobre o parentesco mas nao encontro fontes confiveis ou material disponível. Por favor me ajude com alguma informação. Caso o senhor tenha alguma informação que me leve a desvendar esse passado pode me contatar pelo whatsapp meu número é 018997439506
Obrigado

Unknown disse...

Ola, gostaria de pedir que me ajudem a procurar pelos familiares do meu sogro, pois sua mãe Maria Francisca é prima legítima de Lampião ( já falecida) meu sogro se chama Severino Maurício Sobrinho ele quer muito saber o paradeiro de familiares mais próximos. Se puder ajudar entre em contato por favor 65 99642 9676.