sábado, 31 de março de 2012

Horácio de Mattos

Um coronél entre dois mundos

Documentário de 2002 exibido pela TVE Bahia em comemoração aos 120 anos de nascimento do mais famoso dos coronéis baianos.






Parte 2



Direção e roteiro: Valber Carvalho


Fonte: JKHardware YouTube
Créditos: Ivanildo Silveira

2 comentários:

José Lima Dias Júnior disse...

As ações do Cel. Horácio de Mattos são dignas de registros nos anais da história política da República Velha, assim como, torna-se indelével na memória das populações sertanejas da Chapada Diamantina, na Bahia.

Prof. Lima Júnior/Mossoró-RN

José Lima Dias Júnior disse...

Permita-me os estudiosos da história do cangaço fazer um questionamento. O cangaço teve seu fim com a morte de Lampião, em 1938 e a de Corisco, em 1940. É correto afirmar que grupo de cangaceiros prosseguiram em suas atividades após a década de 40 do século XX? Faço essa observação com base no que escreveu Frederico Pernambucano de Mello em "Guerreios do Sol", onde ressalta que: "Floro Gomes — segundo depoimento que nos prestou no ano de 1967 — mantinha em plena atividade na década de 60, e com finalidades vingativas, grupo de cangaceiros composto pelos cabras Manuel Prata, José Prata e Faísca, além do célebre Valderedo Ferreira, seu lugar-tenente" (Mello:2011,p.151). Assim sendo, é correto classificar o grupo de Floro Gomes Novais de cangaçeiro?

Atencisoamente,
Prof. Lima Júnior/Mossoró-RN