segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Personagens Terciários

Cosme de Farias


Major Cosme de Farias

Ele foi Major sem nunca ter servido as Forças Armadas e Advogado sem diploma de Bacharel. O último rábula da Bahia ficou conhecido pela astúcia ao defender os mais pobres nos tribunais. Cosme de Farias foi mais que um profissional do Direito preocupado com as causas sociais. Mesmo sem ter concluído o curso primário, foi pioneiro na luta contra o analfabetismo na Bahia. Deputado e Vereador, levou às últimas consequências seu ideal franciscano: morreu pobre, na tapera onde vivia na Quinta das Beatas, hoje bairro denominado:

Certo dia, o juiz Vicente Tourinho perguntou à platéia quem poderia defender um ladrão abandonado pelo advogado à beira do júri.

Um rapazola mulato, traços grosseiros e cara de menino ergueu-se e respondeu: "Eu". O voluntário não conhecia o processo e nunca encontrara o réu - negro e pobre, acusado de roubo de 500 réis - mas não concordava em vê-lo sem dar a sua explicação sobre os fatos

O rábula classificava como uma das suas causas mais difíceis a concessão do habeas-corpus para 36 grevistas, funcionários da Leste Brasileiro. Entre as mais famosas está a defesa de Sérgia Ribeiro da Silva, apelidada de "Dadá" e única mulher do cangaço a manipular armas.

Em 1942, Cosme impetrou recurso pela soltura da viúva do alagoano Corisco, o Diabo Louro. Dadá foi ferida na perna direita (mais tarde, amputada) e aprisionada pelas Forças Volantes, em 1940, numa ação encerrada com a morte do seu marido.

Açude: Blog Luiz Nassif

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou Nordestino (Alagoano), porém, fazem alguns anos que estou afastado de minha terra natal. Aqui bem longe do meu querido Nordeste,tento matar a saudade vendo fotos e lendo textos que se referem ao cangaço, pistoleiros, lendas e contos desta região. Gostaria de parabenizar ao "autor" deste blog por ter conseguido deixá-lo tão completo. Isso faz com que ele (o blog) se torne um dos mais "atrativo" para quem pesquisa ou simplesmente procura este tipo de assunto.
Parabéns para o amigo
Que tanto se empenhou,
Dá pra ver por sua ótica
Que o Nordeste tem valor.
É a "cabras" desse tipo
Que essa terra da valor.

Antonio Souza

Kiko Monteiro disse...

Saudações messier Antonio Souza,
Obrigado pela atenção e incentivo.

Seja sempre bem vindo!

Att Kiko Monteiro