quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A Sociedade do Cangaço anuncia:

Novo livro na praça



Com o patrocínio do INSTITUTO BANESE, BANESE CARD, CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco e Assembléia legislativa da Bahia, além do apoio institucional do ÁGORA – Arquitetos & Associados e da UNEB – Universidade do Estado da Bahia, a OSCIP SOCIEDADE DO CANGAÇO lança livro em comemoração ao Centenário de Maria Bonita.


 APRESENTAÇÃO

Vera  e seu novo "filhão" Foto: Diário de Pernambuco.
Acreditamos que a importância desta obra sobre a Maria Bonita surge quando temos a sensibilidade de compreender que finalmente se inaugura a percepção sobre uma personagem marco-mulher que transcende a história do Cangaço. Olhar para ela significa ressaltar a mulher de um determinado contexto e período da história do Brasil; como também procurar compreender quais foram as imagens construídas acerca dela utilizadas até hoje para valorar sua representação como mulher nordestina. Bonita Maria do Capitão é uma primorosa publicação que comemora o Centenário de Maria Bonita com a excelência dos estudos e obras artísticas de mais de 40 colaboradores.


Uma iniciativa conjunta que tornou real uma rara coletânea de reflexões e imagens sobre a Maria do mítico cangaceiro Lampião.


Este livro foi afetuosamente planejado para se tornar uma coletânea de reflexões e imagens acerca de uma personagem histórica. Sem rigor científico, mas com atenção à história, dedicamo-nos ao trabalho de reunir pesquisas sobre a biografia de Maria Gomes de Oliveira juntamente com a representação imagética criada sobre Maria Bonita por intermédio das artes. Organizamos textos e obras de diferentes autores e, com plena satisfação, conseguimos compor um importante acervo sobre a bonita Maria do capitão Virgolino Ferreira, vulgo Lampião. Por intermédio da fotografia, das artes visuais, de obras literárias, da xilo, do cinema, do artesanato popular e da moda, o lendário nome Maria se singulariza e se constrói dentro de um universo simbólico que nos leva a experimentar o contexto feminino do Cangaço a partir dos anos 1930.



Coautora Germana Araújo
A OBRA justificativa

Bonita Maria do Capitão é um livro estruturado em duas partes: a primeira, biográfica, apresenta textos e imagens da sertaneja da Malhada da Caiçara, sertão da Bahia, Maria Gomes de Oliveira. Trata-se do resultado da leitura dos estudos de vários pesquisadores no assunto, mas, principalmente, da busca constante sobre a configuração genealógica dos Gomes de Oliveira pela neta Vera Ferreira. Entretanto, apesar de ser uma escritura baseada em uma possibilidade de interpretação, portanto, com novas facetas de sentido, parte da escritura biográfica desta obra não pode ser exatamente compreendida como inédita.


Já a segunda parte, que é dividida em temáticas, configura-se em uma original composição de obras de artistas que se apropriaram da imagem de Maria Bonita para suas produções, juntamente com textos de estudiosos e pesquisadores sobre a representação dela dentro de cada uma das temáticas desenvolvidas: Fotografia, cinema, xilogravura, literatura, teatro, música, artesanato, moda e artes visuais. 


Para o sucesso da segunda parte, contamos com mais de 40 colaboradores sensíveis com a causa de construir esta obra comemorativa do centenário de Maria Bonita.

PÚBLICO-ALVO


Apesar de apresentar ensaios teóricos e literários, a obra possui linguagem acessível para um público amplo. Tanto a retórica das escrituras quanto a estrutura e desenhos constituintes no projeto gráfico tornam este um livro trata a arte como prática da nossa cultura. Portanto, Bonita Maria do Capitão tem a missão de entreter e educar crianças, jovens e adultos sem predileção.
 

UMA EDIÇÃO ÚNICA 

É uma obra singular que foi desenvolvida para comemorar o Centenário de Maria. Por isso, a prospecção da tiragem desta obra é de 6000 exemplares sem possibilidade de reedição.
 

----------------------------------------------------------------------------------
Sob a luz do Lampião:
Bonita Maria do Capitão. Eis ai mais um trabalho que não pode faltar na sua estante. São 327 caprichadas laudas. As cento e vinte e sete primeiras nos trazem um estudo detalhado da trajetória da Rainha do Cangaço, fruto de mais de 40 anos dedicados por sua neta Vera  acrescido por mais uma overdose de paixão, intuição e perspectiva de Germana.
Enriquecido por convidados especiais, estudiosos do quilate de: Sérgio Dantas, em O cangaço e a lei Penal: A questão de Maria Bonita; Frederico Pernambucano de Mello, em Maria Bonita a vivandeira do  Brasil e Wanessa Campos, em Maria Bonita e a mídia ...entre outros. 
Já a outra metade me agrada em dobro. Será indispensável pra quem pesquisa e inclusive pra quem duvida das influencias culturais do Cangaço. Inevitável não lembrar de um titulo provisório do confrade Rubinho, pois esse conteúdo é o que podemos classificar de "Maria e O Baile das quatro artes". Uma coletânea das principais obras e respectivos artistas que tiveram em Dona Maria a inspiração. Surpreendam-se ao constatar seu vulgo e imagem em todos os seguimentos apontados no sumário acima. 
De acordo com Vera há uma agenda pré definida para lançamentos (sessão de autógrafos) e distribuição nas principais capitais do Nordeste. Em Aracaju ele está disponível nas Livrarias Escariz.


Para adquirir agora? 

VERA Ferreira
(79) 9191 4088 - malamp@hotmail.com


GERMANA Gonçalves de Ararújo
(79) 9198 1227 - germana_araujo@yahoo.com.br


Valor R$ 100 (Cem reais) Frete a consultar

3 comentários:

ADERBAL NOGUEIRA disse...

Em minha última viagem a Angico gravei um depoimento muito interessante com Vera. Sempre que nos encontramos conversamos bastante. Trocamos ideias onde, em muita coisa concordamos e em outras divergimos, e nem por isso deixamos de ser amigos. Admiro o seu posicionamento forte e objetivo, luta por aquilo que acredita. Parabéns, Vera, por esse novo trabalho. E em breve irei colocar o seu depoimento em um novo trabalho que vai se intitular "LAMPIÃO E PADRE CÍCERO, ONDE TERMINA A HISTÓRIA E COMEÇA A LENDA"
Aderbal Nogueira

IVANILDO SILVEIRA disse...

"PARABÉNS A AMIGA "VERA FERREIRA" PELA PUBLICAÇÃO DO EXCELENTE LIVRO - BONITA MARIA DO CAPITÃO - OBRA INDISPENSÁVEL NA CABECEIRA DOS ESTUDIOSOS DO CANGAÇO..

Abraço
IVANILDO SILVEIRA
Natal/RN

josé sabino bassetti disse...

Não posso deixar de cumprimentar minha amiga Vera por mais essa realização. Estou torcendo para que esse novo livro venha agradar a todos nós.

Parabéns "garota"

Do amigo Sabino Bassetti