quarta-feira, 28 de abril de 2010

Inaugurado hoje

Monumento Natural Grota do Angico
 
Aspectos da obra em fase de conclusão (Arquivo Lampião Aceso)

A área administrada pela Semarh foi preparada para proteger a Caatinga e o sitio histórico da Grota do Angico

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) vai inaugurar, nessa quarta-feira, 28, às 9h30, o 'Monumento Natural Grota do Angico', área situada na divisa dos municípios de Poço Redondo e Canindé de São Francisco. A data da inauguração marca o Dia Nacional da Caatinga.

O Monumento Natural Grota do Angico é uma unidade de conservação da natureza sancionada pelo governador Marcelo Déda, em 21 de dezembro 2007, para proteção de 2.138,00 hectares de Caatinga. Com um investimento de R$ 563.405,12, a infra-estrutura do Monumento Natural Grota do Angico contempla um conjunto de edificações com Pórtico, sede administrativa, escritório, mirante, laboratório e alojamento para técnicos e pesquisadores. As obras foram realizadas em parceria com a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop).

A unidade de conservação tem como objetivo preservar o sítio natural existente na Grota do Angico e seus valores culturais associados, mantendo a integridade dos ecossistemas naturais da Caatinga para o desenvolvimento de pesquisa científica, educação ambiental, ecoturismo e visitação pública. Além da riqueza biológica, a área protegida do Angico é reconhecida pelo seu valor cultural e histórico, pois abriga a Grota do Angico, local onde ocorreu a morte de Lampião, de Maria Bonita e de parte do bando.

A partir da infra-estrutura serão realizadas diversas atividades de gestão e manejo de forma permanente e sistemática. De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Genival Nunes, o compromisso da Semarh é intensificar as atividades para que a área protegida seja reconhecida enquanto instrumento não somente de gestão ambiental, mas incentivadora do desenvolvimento sustentável.

“É o Governo de Sergipe promovendo a proteção ambiental com valorização das potencialidades culturais do Estado. A importância desse ato se amplia quando é observado que a Caatinga apesar de ser um bioma exclusivamente brasileiro é comprovadamente o mais ameaçado e o menos protegido”, justificou o secretário.

Assinaturas de atos

Durante solenidade de inauguração do Monumento Natural da Grota do Angico, o governador do Estado assinará os seguintes atos: sanção da Política Estadual de Educação Ambiental e o termo de Cooperação Técnica entre a Semarh e o Serviço Florestal Brasileiro/MMA para execução do Inventário Florestal Nacional em Sergipe.

Saudações ao confrade Marcelo Rocha que nos indicou esta matéria
Fonte: Portal Infonet

Nenhum comentário: