quarta-feira, 10 de junho de 2009

Cangaço é Teatro

Cidades do Sul baiano recebem a peça Cangaço

O espetáculo teatral  "Cangaço" terá duas apresentações no Centro de Cultura Adonias Filho (Itabuna), nos dias 11 e 12 de junho, às 20h30. Vencedor do Edital Manoel Lopes Pontes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, o trabalho tem texto e direção de Pawlo Cidade e aborda o mundo sertanejo durante as duas últimas semanas do cangaceiro Lampião.


Depois de passar por Itabuna, ainda este mês, a peça segue para o Teatro Municipal de Ilhéus (dias 14 e 16), e em julho para as cidades de Jussari (dia 11 de julho), Arataca (dia 12), e Valença (dias 24, 25 e 26).
 

A montagem expõe o lado humano, o universo lúdico, os momentos de aflição, as decisões e a forma como o bando foi se desintegrando até a fatídica madrugada do dia 28 de julho de 1938, quando foi assassinado o Rei do Cangaço.

O texto de Paulo Cidade completa uma trilogia criada em 1994 para abordar o universo dos cangaceiros. A peça *Cangaço* tem um elenco formado por Kaique Cavalcante, Bruno Martinelli, Roma Góes, Andrea Bandeira, Val Kakau, Ciro Nonato, Rui Conceição e Ed Paixão. Em cartaz desde abril, a peça já esteve nas cidades de Aurelino Leal e Canavieiras.
 

“O espetáculo tem tido uma aceitação muito boa por onde tem passado. Quem não viu, esta é uma oportunidade de ver agora”, salienta a produtora Viviane Siqueira. 

O espetáculo tem início com a chegada do bando de Virgulino no começo da noite na casa de Antonio de Piçarra. O coiteiro acaba sendo seqüestrado pelo bando após Lampião descobri que ele entregou o bando para uma tocaia. “Se havia uma coisa neste mundo que Lampião mais detestava, essa coisa era a traição e com ele não tinha perdão”, comentou o diretor Pawlo Cidade. E completa:  
“Gosto sempre de frisar que Cangaço é sina; cangaço é destino. É obrigação para com os outros, obrigação que se vai criando pelos caminhos, pelas pedras e pelos espinhos das caatingas, escondido por trás das serras trovejadas de balas. A defesa puxou a morte e a morte puxou a fileira”.
Com apoio institucional da Fundação Cultural do Estado, Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura e Governo do Estado da Bahia e com apoio local da Fundação Cultural de Ilhéus, Fundação Cultural de Cultura e Cidadania, Prefeituras de Ilhéus e Itabuna, Diário de Ilhéus, Discovery Idiomas, Imapel Cartonagem, “Cangaço” tem concepção e direção de Pawlo Cidade; Paulo Costa (Assistente de Direção); Viviane Siqueira (Produção); Justino Vianna (cenário e figurino); Du Moura (iluminação); Letto Nicolau (Trilha Sonora); Egnaldo França (Coreografia); Rui Conceição (Sonoplastia); André Elvas (fotografia) e Jorge Siqueira (contrarregra).

Incentivo público
O diretor Pawlo Cidade revela que é a primeira vez que vence um edital como proponente e considera uma oportunidade ímpar ser premiado através de concorrência pública. Para ele, é uma satisfação ter acesso a um incentivo do governo do Estado, que facilita aos artistas galgarem espaço no cenário cultural, através de um mecanismo que torna mais democrático o repasse de recursos para suas realizações.

Serviço
O quê: Espetáculo Cangaço
Onde: Centro de Cultura Adonias Filho (Itabuna). Tel.: (73) 3211- 6429
Quando: 11 e 12/06, às 20h30.
Quanto: R$ 20 e R$ 10
Realização: Pawlo Cidade



FONTE: A Voz da Região

Nenhum comentário: