segunda-feira, 30 de março de 2009

Alí jaz...


Cemitério da Quinta dos Lázaros - Salvador - Bahia


Mais um excelente artigo transportado das comunidades para a apreciação dos avessos ao Orkut. O texto e as fotos são das viagens de pesquisa realizadas por Sergio Dantas.

Sabemos do grande número de visitantes aliás de romeiros ao túmulo de Jararaca em Mossoró - RN é ponto turístico, mas, e quanto aos jazigos de outros cabras não menos famosos?

As duas fotos abaixo são do jazigo do mais conhecido daqueles que estão lá: Trata-se do túmulo de Corisco (Cristino Gomes da Silva Cleto). Observem que o jazigo já foi transformado em PERPÉTUO. Corisco foi morto em 25 de maio de 1940 e enterrado no cemitério da atual cidade de Miguel Calmon, sendo exumado 3 dias depois para que lhe cortassem a cabeça (dizem que foi para estudo, mas foi crueldade e desrespeito ao finado, mesmo). Outra foto do jazigo, onde se lê o nome do compadre e a data de 1977, quando os restos mortais foram colocados ali, transportados da primeira sepultura, aquela datada de 1969:

Outros no mesmo cemitério

A primeira foto trata-se das quatro gavetas (cliquem para ampliar) que guardam os restos mortais dos cangaceiros: AZULÃO, MARIA DORA, CANJICA E ZABELÊ, mortos em 1933 no sítio Lagoa do Lino, atual município de Serrolândia - BA.

As cabeças desse pessoal ficaram expostas em Salvador até 1969, quando foram retiradas e levadas para a Quinta dos Lázaros, onde permanecem até hoje, sem que ninguém das famílias de cada um reivindicasse os restos mortais. Assim, ainda hoje, estão como indigentes, em gavetas que os próprios funcionários do cemitério têm dificuldade em localizar quando alguém deseja visitar.

Detalhes que podem responder maiores dúvidas

* Corisco morre em maio de 1940 e seu corpo completo é enterrado em Miguel Calmon/BA.

* Após três dias é desenterrado e sua cabeça é levado para o Nina Rodrigues e seu corpo sem cabeça continua no cemitério de Miguel Calmon até 1969.

* Após ações judiciais na década de 60 a cabeça de corisco sai do Nina e vai ser enterrado junto com os restos mortais que estavam em Miguel Calmon no cemitério da quinta dos lázaros.

* E Esta exumação é para troca de cemitério? cabeça e tronco juntos ou separados? Não... foi devido à compra de um jazigo perpétuo que todo o conjunto de restos mortais foi transferido para o túmulo onde se encontra hoje.

*Assim que se entra no cemitério, cerca de 300 metros à esquerda, está o túmulo de Corisco.

* A turma que Zé Rufino deu cabo... Azulão e Cia: Estão somente as cabeças, que estavam igualmente expostas no Estácio de Lima. Os corpos foram enterrados próximo ao local do combate que ainda hoje é identificado com uma cruz.



Um comentário:

Sérgio Dantas disse...

CORREÇÃO DE DATAS NA CRONOLOGIA DE CORISCO:

A visita de CORISCO, Lampião e mais seis cabras (Arvoredo, Mergulhão, Mariano, Ezequeiel, Luís Pedro e Virgínio) à atual Ribeira do Pombal, se deu em 17 DE DEZEMBRO DE 1928, e não 1929, como está no tópico.
Jornais baianos da época noticiaram amplamente o fato em dezembro de 1928 e há uma foto com a data escrita abaixo.
Saudações
Sérgio.'.