segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Outra de Seu João

Encontrada a última irmã da cangaceira "Moça".


Sinforosa Gomes dos Santos ou simplesmente "Zita", última irmã viva da cangaceira "Moça" companheira do cangaceiro Cirilo de Engrácia, vive hoje entre sua casa na Várzea da Ema (Centro do Raso da Catarina) e a casa de sua filha Niceia, em Água Branca, povoado de Jeremoabo.

Zita é de 1913, um ano mais jovem que sua irmã Joana Gomes que entrou no cangaço com apelido de Moça. Zita foi uma das testemunhas da história quando Lampião tocou fogo nas casa  e quebrou as telhas de outras residencias na Várzea da Ema por ser reduto do coronel Petro.

A Várzea da Ema tem ligação com a história de Canudos e a história do cangaço. Vários remanescentes de Canudos fixaram morada nessa povoação. Zita deixou informações importantíssimas sobre a irmã cangaceira que serão levadas a público no próximo livro de João de Sousa Lima.

 Mãe e irmã da cangaceira Moça.

 
 A Várzea da Ema em quadro de uma artista local.


Uma das casas incendiadas por Lampião hoje funciona como museu e guarda as lembranças do passado, assim como imagens das pessoas que viveram aquela época difícil.
 
 
Objetos no museu da Várzea da Ema.

Zita narra para João de Sousa Lima a passagem sangrenta do cangaço na Várzea da Ema e a entrada de sua irmã no meio dos cangaceiros.

 Pesquei no www.joaodesousalima.com

Um comentário:

IVANILDO SILVEIRA disse...

IVANILDO SILVEIRA disse...
SIMPLESMENTE, SENSACIONAL....!!!

É ASSIM QUE PODEMOS CLASSIFICAR MAIS ESSA DESCOBERTA DO INCANSÁVEL JOÃO DE SOUSA LIMA...

PARABENIZO, AINDA, O JOÃO PELA MANEIRA DEMOCRÁTICA COM QUE ELE DISPONIBILIZA A TODOS OS ESTUDIOSOS, AS INFORMAÇÕES E FATOS DESCOBERTOS POR ELE, COISA QUE NÃO ACONTECE COM OUTROS ESTUDIOSOS...

VALEU AMIGÃO...MAIS UM TENTO MARCADO...

ABRAÇO
IVANILDO ALVES SILVEIRA
COLECIONADOR DO CANGAÇO
NATAL/RN