terça-feira, 4 de setembro de 2012

Gervásio está vivo!!!

Encontrado em Jeremoabo o soldado rastejador de Zé Rufino



José Silva Lima, 96 anos, é o verdadeiro nome de Gervásio, este baiano de Antas além de rastejador era o "degolador" de cangaceiros e participou da morte de diversos deles. Antes de entrar para a policia esteve com Lampião na casa de Antônio Martins, na margem do Rio Vaza Barris e foi convidado pelo rei do cangaço para ser um dos seus... mas não aceitou.

Entrou na volante em 1931 com 15 anos de idade. Foi muito amigo dos soldados Murundú e Marancó. Gervásio confirma como sendo coiteiros de Lampião os dois irmãos João Maria e Liberato de Carvalho.

Além de do cabra "Zepelim", o facão de Seu Gervásio deixou neste mesmo estado 
"Pai Véio", "Gorgulho" e "Patativa".

No momento Gervásio encontra-se na casa de um dos filhos em Araci, Bahia. É um homem reservado e só nos recebeu em sua residência por que fomos até ele com um dos filhos mais velhos. Tem no corpo as marcas desse passado ainda recente, guarda na memória lembranças dos momentos difíceis e de terror que passou nas caatingas nordestinas. Daquele tempo ainda conserva um facão da marca jacaré que usava para separar do corpo as cabeças dos cangaceiros.
 
 Gervásio conta e gesticula como atirou em um dos cangaceiros e em seguida o degolou. Contou também sobre um combate em que foi atingido por uma bala que deixou marcas eternas.
  
 
Mão...

... E o braço danificados em tiroteio com os cangaceiros.

 Gervásio e o escritor

Por enquanto é só, mas o pesquisador e escritor João de Sousa Lima registrou o encontro e em breve estará disponibilizando o resultado em um vídeo documentário.

3 comentários:

Anônimo disse...

Com todo respeito aos demais pesquisadores, nos últimos tempos nosso amigo João, tem feito descobertas de grande importância. E o que é melhor. Tem as tornado públicas. Parabéns João. Para a frente e para o Alto.

Sabino Bassetti

Anônimo disse...

Eu e meus filhos, Luquinhas e Matheus(investigadores do cangaço),continuamos acompanhando o seu blog !! Parabéns por mais esta grande descoberta.

Abraços, Karlon e familia.

IVANILDO SILVEIRA disse...

SIMPLESMENTE, SENSACIONAL....!!!

É ASSIM QUE PODEMOS CLASSIFICAR MAIS ESSA DESCOBERTA DO INCANSÁVEL JOÃO DE SOUSA LIMA...

PARABENIZO, AINDA, O JOÃO PELA MANEIRA DEMOCRÁTICA COM QUE ELE DISPONIBILIZA A TODOS OS ESTUDIOSOS, AS INFORMAÇÕES E FATOS DESCOBERTOS POR ELE, COISA QUE NÃO ACONTECE COM OUTROS ESTUDIOSOS...

VALEU AMIGÃO...MAIS UM TENTO MARCADO...

ABRAÇO
IVANILDO ALVES SILVEIRA
COLECIONADOR DO CANGAÇO
NATAL/RN