quinta-feira, 15 de março de 2012

Ecos de combates...

Da "Fazenda Maranduba"

Por Rubens Antonio

Um dos combates referenciais do Cangaço foi o Fogo da Maranduba. Os militares e jagunços aliados foram duramente fustigados. Aqui, a demanda de um dos soldados sobreviventes, de vinculação dos seus ferimentos àquele combate, em um documento que repousa, atualmente, no Arquivo Público da Bahia.



Transcrição:

TESOURO DO ESTADO DA BAHIA
P.M.E.B

Quartel em Paripiranga, 8 de Março de 1940.
Do soldado 2898 ANTONIO TEODORO CHAVES

Ao sr. Cel. Comandante da PM

ASSUNTO: – requer I.S.O.

Tendo sido baleado no combate contra o grupo de “Lampeão”, no dia 9 de Janeiro de 1932, quando fazia parte da “Col.Ten. Liberato” comandada pelo Sr. Cap. do E.N. Liberato de Carvalho, na fazenda “Maranduba”, Municipio de Poço Redondo, Estado de Sergipe, venho de solicitar–vos um Inquerito Sanitario de Origem, a bem dos meus direitos. Nestes têrmos, pede deferimento.
Sargento Antonio Teodoro Chaves
(Foto inédita na literatura. Cortesia de sua bisneta Gabriella Costa, para o Acervo Lampião Aceso)
 É permitida a reprodução desde que cite-nos como referência primária.


Da "Fazenda Cajazeira"

Pouco conhecido e comentado, em termos de estudos do Cangaço, foi o Fogo da Fazenda Cajazeira, no Município de Cipó, BA. Aqui, a demanda de um dos soldados sobreviventes, de vinculação dos seus ferimentos àquele combate, em um documento que repousa, atualmente, no Arquivo Público da Bahia.



Transcrição:

TESOURO DO ESTADO DA BAHIA
P.M.E.B

Quartel em Paripiranga, 11 de Março de 1940.
Do soldado ANTONIO TEIXEIRA DA SILVA

Ao sr. Cel. Comandante da PM

ASSUNTO: – requer I.S.O.

ANTONIO TEIXEIRA DA SILVA, soldado do 4º B.C., adido ao D–NE., tendo sido acidentado no combate contra o grupo de “Lampeão”, havido na Fazenda Cajazeira, Município de Cipó, Estado da Bahia, no dia 11 de Agosto de 1932, quando fazia parte da “Coluna Tenente Ladislau”, que operava no Nordéste do Estado, vem, mui respeitosamente, a bem dos seus interesses, solicitar–vos um Inquerito Sanitario de Origem.
Termos em que espera e PEDE DEFERIMENTO.

Pescado na fartura do Sítio do Cumpadi Rubens

3 comentários:

Rubens Antonio disse...

cabra bom, tu, amigo Kiko.

Rubens Antonio disse...

reolho esta postagem.... realmente, a gente nunca tem como saber a abrangência dos nossos atos... Numa tarde, sem muito o que fazer, por acaso, estava perto do Arquivo Público da Bahia... Acabei indo e pesquisando sobre o cangaço... Um funcionário provisório disse que havia encontrado alguns documentos... Trouxe um pacote. Ali, estavam estes dois... além de um relatório do tenente Geminiano... Fotografei e postei...

Anônimo disse...

ESTE EPISODIO É MUITO CONHECIDO , SOBRE ELE, ALIÁS POUCAS INFORMAÇÕES OFICIAIS, MAS SEM DUVIDAS QUE É IMPORTANTE REGISTRO DA ÉPOCA. POREM HÁ MUITO MAIS SOBRE A CIDADE DE CIPÓ, INCLUSIVE PUBLICADAS EM LIVROS DE INICIO DOS ANOS 1930, QUE TRATAM TANTO DA RELAÇÃO DE NOTÁVEL RELIGIOSO NORDESTINO COM O LÍDER DO CANGAÇO, E INCLUSIVE MOSTRA A RESISTÊNCIA DESTE MUNICÍPIO À TENTATIVA DE INVESTIDA DO "LENDÁRIO FACÍNORA" ....DESDE JÁ, PARABÉNS PELA POSTAGEM !

Ranieri Caetano -poeta