terça-feira, 11 de outubro de 2011

Novo livro na praça

“José Inácio do Barro e o Cangaço
Livro do jornalista Barrense Sousa Neto



O livro mostra a importância desta pequena cidade no Cariri cearense no cenário nacional, sendo inclusive divulgado em vários jornais importantes na época como “Paraíso dos Cangaceiros”.

A história tem inicio com a família Viriato na povoação de Boa Esperança, hoje distrito de Iara, praticando atos de vandalismo, saques e ataques a fazendeiros ricos dessa e outras regiões ainda na época do Brasil Império. Depois o nascimento, casamento, ascensão, declínio, fuga e morte do conhecidíssimo Major Zé Inácio do Barro, criando inclusive uma ligação de seu nome ao nome do município até os dias atuais.

Nesse Paraíso dos Cangaceiros os leitores conhecerão figuras que aqui estiveram a serviço do Major Zé Inácio como: Sinhô Pereira, Luiz Padre, Virgulino Ferreira, Baliza, João Dedé, Cícero Costa, Ulisses Liberato, João de Genoveva e outros asseclas do emblemático senhor da região.

A obra mostra ainda a relação de estreita amizade entre Zé Inácio Dr. Floro Bartolomeu e Padre Cícero chegando a participar do famosíssimo PACTO DA PAZ e a história de Tiburtino Inácio de Sousa filho do Major que ao que se tem conhecimento foi o único filho de coronel que virou cangaceiro.

E para fazer justiça a um homem que implantou um regime tirânico na região, o livro ressalta que o mesmo também tinha o seu lado humanístico promovendo ações de filantropia.

Valor: R$ 35,00 (frete incluso) .

Contatos: netobarro@bol.com.br ou
(88) 9255-7581

Um comentário:

Pedro Paulo disse...

Quero parabenizar o nosso conterraneo Sousa Neto pelo trabalho que resgata um pouco mais de nossa história.
Eu fiquei muito feliz pelo evento de nossa cidade com a presença de pessoas tão importantes e interessadas pela nossa história. O Barro está orgulhoso de você meu amigo. Siga em frente e parabens pelo empenho para mostrar o nosso municipio ao Brasil.
Pedro Paulo