segunda-feira, 25 de maio de 2009

Inauguração Mini Museu de Alagadiço







Eu e o confrade Marcelo Rocha estivemos presente sábado passado, 23/05 na cerimonia de inauguração do "Mini Museu do cangaço" idealizado e mantido pelo escritor Sergipano Antônio Porfírio autor do Livro "Lampião e Zé Baiano no povoado Alagadiço".

Evento este que mais uma que movimentou a vida pacata da localidade, prestigiado por alguns pesquisadores e amantes do Cangaço além de diversas autoridades locais.

O mini museu tem em anexo uma pequena e valiosa Biblioteca contendo quase que 60% de literatura Sergipana com destaque para a obra completa de Tobias Barreto além de trabalhos de meus conterrâneos os Lagartenses Sílvio Romero, Laudelino Freire e Joel Silveira.

Pelas fotos acima os amigos vão notar e reprovar o acesso "indevido" que tivemos ás peças apresentadas, o contato foi inevitável, também não concordamos. Apesar de não serem "comprovadamente" utilizadas pelo cangaço elas não deveriam estar expostas sem proteção de uma redoma ou vitrine, os amigos sabem que o contato com o suor e outras substancias do ar aceleram o processo de oxidação dos metais que de fato tem mais de setenta anos.

Detalhes a parte parabenizamos mais esta ação do confrade Porfírio que vem ampliar e dignificar ainda mais a rota do cangaço em Sergipe. Tudo indica que em Julho ocorrerá a segunda edição do encontro Cultural de Alagadiço com shows artísticos, Grupos Folclóricos além de presenças e palestras de importantes figuras e estudiosos do cangaço.

Confiram mais imagens e respectivas legendas nas comunidades do Orkut. CLIQUE AQUI


Nenhum comentário: