Lampião, “um homem que previa tudo”
Em 1938, o Diário da Manhã (PE) publicou declarações do capitão Manoel Netto, antigo comandante das forças pernambucanas em operações contra o cangaço.
Segundo o jornal, Manoel Netto dizia conhecer bem os caminhos e estratégias de Lampião, afirmando que o chefe cangaceiro “previa tudo” e nunca dormia com o grupo completo, justamente para dificultar ataques das forças policiais.
A matéria também comentava o ataque em Angicos e a morte de Lampião, mas destacava que o banditismo não acabaria imediatamente, pois ainda existiam subchefes e grupos espalhados pelo Nordeste.
Um trecho chama atenção para o Tenente João Bezerra, citado como um dos grandes nomes na luta contra o cangaço e conhecedor do terreno alagoano.
Mais do que uma notícia sobre Lampião, o recorte mostra como a imprensa da época tentava interpretar o fim de um dos capítulos mais marcantes da história do cangaço.
Publicado originalmente pelo Acervo Memóriapé
.jpg)





Nenhum comentário:
Postar um comentário