segunda-feira, 29 de junho de 2020

Cangaceiros desconhecidos

Quem foi o cabra Manuel Rodrigues de Lima

Transcrição por  Wellington Rodrigues




Esse é Manuel Rodrigues de Lima. Natural da Vila do Espírito Santo (nome de Tabira até 1939) na época distrito de Afogados da Ingazeira. 


Foi membro de um dos subgrupos de Lampião. Primo segundo do meu pai, Jotinha (primo meu de 3° grau). A casa da sua filha, Edite Bastos era bem no meio da rua direita da Praça Pedro Pires. 

O coronelismo, para garantia de privilégios políticos e principalmente as injustiças dos crimes impunes e perseguições eram causas determinantes para se lançar no cangaço. Abaixo (e nas fotos) alguns registros sobre Manuel Rodrigues nos livros dos historiadores Frederico Pernambucano e Frederico Bezerra Maciel.

"Ainda no meado do século XIX, passaram a atuar os "Guabiraba", sob a chefia dos irmãos Cirino, Jovino e João, e do cunhado destes, Manuel Rodrigues. 


Naturais da vila de Afogados da Ingazeira, ao pé da serra da Baixa Verde, no sertão pernambucano, fizeram-se bandidos nas escolas do Pajeú de Flores, onde praticaram tantos crimes que foram obrigados a fugir para Teixeira, na Paraíba. 

Em sua faina de poeta a seu modo historiador, Leandro Gomes de Barros pinta o grupo de Cirino com traços bem carregados;

Os Guabiraba eram um grupo
De três irmãos e um cunhado,
Todos assassinos por índole,
Cada qual o mais malvado
Aquele sertão inculto
Tinha essas feras criado."

Trecho do livro "Guerreiros do Sol - Violência e Banditismo No Nordeste do Brasil. Autor: Frederico Pernambucano"

*Fotos em texto do livro Lampião, seu tempo e seu reinado (Frederico Bezerra Maciel)

Nenhum comentário: