sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Novidades em HQ

“A Noiva Zumbi”, de Gonçalo Junior e Fábio Cruz reinventa a morte no cangaço

Por Michelle Ramos - Zine Brasil



A inspiração para a produção da HQ “Noiva Zumbi” veio da violência moral provocada pelo ato de decepar as cabeças dos cangaceiros nas matanças que aconteceram no Nordeste brasileiro até a primeira metade do século 20. As lendas diziam que isso era feito não só como uma medida cruel ante corpos já sem vida. Dizia a crendice popular que essa era a única forma, de fato, para se exterminar um bandido daqueles. Nascia, desse modo, a lenda dos cangaceiros zumbis.



A partir desta lenda os autores de A Noiva Zumbi imaginaram que os famosos bandoleiros que aterrorizaram o Nordeste brasileiro se transformam em zumbis para tentar resgatar a cabeça da companheira do chefe do bando, levada como troféu por batedores da volante (polícia). Os elementos tema da carnificina que pôs fim à vida de Lampião, Maria Bonita e seu bando, em 1938, deram ao roteirista Gonçalo Junior e ao desenhista Fábio Cruz motivação para criar esta graphic novel original.

A Noiva Zumbi é uma história em quadrinhos de terror diferente de todas já vistas- crua, violenta e aterradora. Valorizada pelo novo traço originalíssimo que marca a volta de um dos mestres do desenho que fez história no jornal Gazeta Mercantil, Fábio Cruz. Com seus desenhos solto e muito atual, em uma edição impressa em cor especial, com sub tons quentes.


(Imagens gentilmente enviadas pelo desenhista Fábio Cruz)

A Noiva Zumbi é publicada sete anos depois da sua primeira versão ter sido divulgada e disponibilizada no You Tube, com o título “A Cabeça da Noiva”. Esta obra é, também, uma inesquecível trama de amor, aos moldes da irreverência de seus autores, dramatizando livremente uma versão de horror da morte de um cangaceiro famoso e seu bando, ocorrida de verdade em 1938.


A Noiva Zumbi
Autores: Gonçalo Junior (roteiro) – Fábio Cruz (desenhos)
Opera Graphica Editora
ISBN 978-85-89601-35-1
formato:16 x 23 cm
128 páginas impressas em cor especial
Preço: R$ 39,00
Vendas: Comix Book Shop
(11) 3088-9116
www.comix.com.br
vendas@comix.com.br



Publicado originalmente no Republica dos quadrinhos

Um comentário:

Fabio Fernandes Cruz disse...

Caro,Kiko

agradeço imenso a postagem!!
e o parabenizo por este ótimo blog sobre o cangaço,que preserva e divulga parte desta história tão fascinante,importante,e fundamental para se conhecer o Brasil,e seus aspectos sociais...

outras imagens
http://wwwfakruximagens.blogspot.com.br/

grande abraço.

Fábio Cruz