sexta-feira, 16 de maio de 2014

Livro referencial ganha primeira reedição

"Lampião e o Rio Grande do Norte" - A história da grande jornada -


Lançado em 2005 e esgotado no ano seguinte o livro está novamente ao alcance dos pesquisadores e colecionadores do tema.

“Lampião e o Rio Grande do Norte”, cujo subtítulo é “A história da grande jornada”, de Sérgio Augusto de Souza Dantas, é uma obra seminal. Não é possível mais, desde o seu lançamento, tratar do Cangaço, seja no Rio Grande do Norte, seja de uma forma geral, sem uma consulta à obra.

Mossoró é assunto importante, no livro. Não pode ser diferente. Mesmo tratando da incursão do bando de Lampião ao Rio Grande do Norte, desde sua entrada pela Tromba do Elefante, margeando Luis Gomes, até sua saída, no rumo de Limoeiro do Norte, Ceará, a ida a Mossoró é onipresente, por que o quixó preparado por Massilon e o Cel. Isaias Arruda, de Aurora, Ceará, no qual Virgolino – assim mesmo, com “o”, como nos previne o Autor – é parte fundamental do trabalho.

As informações colhidas durante quatro anos de pesquisa, perambulações, visitas, entrevistas, cruzamento de informações, consulta à literatura hoje vastíssima sobre o cangaço estabelece um contraponto interessante com o estilo do Autor. Para coroar, um valioso acervo fotográfico é colocado à disposição de quem adquirir o livro.

Em relação a Massilon, acerca do qual mantenho permanente interesse, Sérgio Dantas, jovem juiz norteriograndense agrega informações valiosíssimas, dentre elas o “raid” que esse personagem singular empreendeu nos costados do Jaguaribe e Cariri logo após o episódio de Mossoró. Isso significa dizer que a lenda segundo a qual Massilon, mesmo antes da célebre foto de Limoeiro, Ceará, já se separara de Lampião e teria ido embora para o Norte, não é verdadeira. Alguns, inclusive, diziam que o cangaceiro que aparece na foto tirada em Limoeiro não seria, na realidade, Massilon.

Detalhada, a história da marcha espanta pela riqueza de detalhes. Assim, ficamos sabendo da passagem de Lampião por todo o território do Rio Grande do Norte cidade por cidade, povoado por povoado, sítio por sítio, fazenda por fazenda. Os acontecidos nas cercanias de Martins e Umarizal, antiga “Gavião”, são relatados com precisão. E tudo quanto aconteceu em Apodi, antes da chegada de Lampião, protagonizado por Massilon, recebe tratamento de pesquisador sério e interessado.

A descrição geográfica e sociológica dos lugares pelos quais passou o bando de cangaceiros merece respeito. Através dela é possível perceber o dia-a-dia daquelas comunidades existentes no início do século XX. E a descrição dos mal-tratos, arruaças, bebedeiras, torturas físicas e psicológicas comove e revela a sensibilidade do Autor.

Agora resta esperar que a obra semeie críticas e informações outras, alguma correção de rumo – se for o caso – para retornar ainda mais rica para o acervo dos historiadores e sociólogos do Brasil. É assim que ocorre quando uma obra deixa de pertencer ao Autor, por sua importância, e passa a fazer parte do referencial bibliográfico ao qual pertence.

Honório de Medeiros.
Mestre em Direito; Professor de Filosofia do Direito da Universidade Potiguar (Unp); Assessor Jurídico do Estado do Rio Grande do Norte; Advogado (Direito Público); Ensaísta.
 -----------------------------------------------------------------------------
Serviço

Lampião e o Rio Grande do Norte - A história da grande jornada, 2ª edição tem 452 páginas. E está sendo vendido exclusivamente pelo "Professor Pereira" ao de Preço de R$ 58,00 (Cinquenta e oito reais) com frete incluso. Contatos: franpelima@bol.com.br  Tel. (83) 9911 - 8286 (Tim) ou 8706 - 2819 (Oi)

4 comentários:

Anônimo disse...

Esse livro é imprescindível para quem deseja avançar nos estudos do cangaço. Aprendi bastante com este grandioso trabalho do conceituado escritor potiguar, Dr. Sérgio Dantas.

Jorge Remígio
João Pessoa/PB

Anônimo disse...

Tenho a honra de merecer a confiança do amigo Dr. Sérgio Augusto S. Dantas em reeditar essa extraordinária obra. Agradeço como estudioso do tema e defensor da reedição de obras esgotadas e raras.
Forte abraço. Prof. Pereira

Anônimo disse...

Caro amigo Kiko Monteiro.
A sua contribuição na divulgação da História e Cultura Nordestina tem um valor imensurável. Que Deus ilumine a sua vida e suas ações para sempre. Muito obrigado pelo apoio. Forte abraço. prof. pereira

Anônimo disse...

Ansiosa para conhecer este belo trabalho! Parabéns Kiko, pela divulgação!

Amélia Araújo

Floresta- PE