sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Reedições

Um Virgolino de corpo e alma.. Mais uma reedição da Coleção João Nicodemos de Lima sobre o Cangaço.


 
Érico de Almeida
"Lampião, Sua História"
2013, Ed. Fac-similar 136 pág.



Lampeão Sua História é a primeira biografia do rei do cangaço, publicada em 1926, no governo de João Suassuna, pai Ariano, que patrocinou a editoração, como Governador  do Estado da Paraíba.

O escritor e jornalista Érico de Almeida escreveu 14 capítulos sobre a presença de Lampião na Paraíba, Pernambuco, Ceará e Alagoas. O primeiro capitulo é só elogios ao presidente Suassuna, chamando-o de O Anjo do Bem, O Salvador de Flores  e o ultimo é o depoimento de Antonio Silvino sobre Lampião. Em 1925 o coronel José Medeiros de Siqueira Campos, chefe político de Flores, visitou Antonio Silvino na cadeia do Recife. Após variada palestra diz Silvino para seu ilustre visitante:
 “ – Coronel, dê-me  notícias de Lampião. 
– Lampião, retorquiu o coronel Medeiros , Lampião anda danado pelo navio a cometer horrores. 
Silvino baixou a cabeça, parecendo refletir profundamente . Após uns momentos reergueu-a  e dando um suspiro disse:
Lampião, Coronel  é um príncipe. Eu é que não soube ser cangaceiro...”
O livro de Érico de Almeida tem a origem do apelido Lampião, a morte do coronel Luiz Gonzaga, da cidade de Belmonte, em 1922. No final tem uma relação de vitimas de Virgolino Ferreira, de 1921 à 1925. 98 mortos em Pernambuco e 17 em Alagoas. É mais uma raridade da bibliografia do cangaço que o Sebo Vermelho reedita em edição fac-similar, para o conhecimento das novas gerações.

Texto: Abimael Silva
Sebista e Editor

O livro custa 30,00 (Trinta reais) com frete incluso. Para adquiri-lo envie E-mail para fplima1956@gmail.com ou pelos Tel.  (83) 9911 - 8286 (TIM)  / 8706 - 2819(OI)

Nenhum comentário: