sexta-feira, 24 de maio de 2013

Família Xavier e o "fogo da Ipueira"

Crônicas do combate por Dr. Napoleão Tavares Neves
Por Audizio Xavier

No dia 3 de fevereiro de 1927, na Fazenda Ipueira, hoje distrito de Serrita/PE, no alto Sertão pernambucano, ocorreu um grande combate entre a Família do Cel. Pedro Xavier e Lampião e seu bando. Ipueira, perdida nos confins dos sertões pernambucanos, antecipou-se a Mossoró, rechaçando Lampião.

O ousado ataque ao belo chalé do de Antônio Aristides Xavier de Souza, na Rua da Matriz, centro histórico da culta cidade de Barbalha, Ceará em dois de agosto de 1927, foi o estopim que pôs em brios o governo do Ceará, sendo imperioso o extermínio total dos cangaceiros Marcelinos, que tanto infernizaram as frias noites do Cariri, com frequentes assaltos, sequestros e vítimas fatais.

 


O 2º Grande Encontro da Família Xavier será realizado, em 2013, na região do Cariri, mais precisamente em Barbalha e Juazeiro do Norte/Ce, nos dias 13 e 14 de Julho de 2013. O Evento continua, no dia 15, com uma visita guiada ao Museu do Gonzagão em Exu/Pe, seguindo à Ipueira dos Xavier, onde todos terão a oportunidade de visitar o povoado, bem como o local onde se deu o Fogo de Ipueira, que representou a resistência da família Xavier ao bando de Lampião em defesa da honra, da própria vida e da dignidade humana. 
  

Fonte: Canal do YouTube de Audizio Xavier

4 comentários:

Audizio Xavier disse...

Prezado Kiko Monteiro,

Em nome da família Xavier, agradeço pela postagem e convido V.Sa. a se fazer presente em nosso II Grande Encontro!

Atenciosamente,

Audizio Xavier

Kiko Monteiro disse...

Confrade Audizio não há do que agradecer.

Bem que gostaria de estar presente nesta confraternização, mas outros compromissos me impedem.

Desde já sucesso para o evento. estaremos reforçando o convite às vésperas de sua realização.


Abraço fraterno
Att Kiko Monteiro

Audizio Xavier disse...

Caro Kiko Monteiro,

O sucesso do I Grande Encontro da Família Xavier acendeu uma discussão sobre a importância de valorizarmos as histórias e as memórias de família, sensibilizando as novas gerações para a necessidade de estreitar os laços familiares. Assim, nos posicionamos como agentes ativos da história capazes de influenciar a sociedade e os valores éticos e morais que devem nortear as ações humanas.

Nesse contexto, você será sempre nosso convidado de honra para as novas edições desse Grande Encontro.

Grande abraço!

Audizio Xavier

Tereza disse...

Boa noite, por gentileza, para pesquisa genealógica, busco informações sobre Tergina Xavier de Souza, casada com Zeferino Pereira de Souza (um dos primeiros vereadores na Freguesia de Sto Antonio da Barra - Bahia). O casal, provavelmente viveu nas proximidades desta Freguesia e/ou Guajeru, enfim no alto sertão da Bahia no século 19.
Desde já muito obrigada.
Terezasl@hotmail.com