terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Novo livro na praça

Cangaço Tatuado no Traço


Reinaldo em noite de autógrafos e nostalgia
o cirurgião-dentista e artista plástico Reinaldo Azevedo lançou pela Sebo Vermelho edições "Cangaço Tatuado no Traço", um livro que reúne cerca de 100 gravuras que contam a história de Lampião e seu bando pelo sertão nordestino.

O livro conta com a colaboração do cirurgião-dentista Humberto Dantas, que escreveu alguns dos textos contextualizando as gravuras feitas por Reinaldo. E com o apoio do SOERN (Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte).

A obra foi apresentada oficialmente no dia 20 de dezembro de 2012, porem vamos considera-la como primeiro lançamento de 2013.

Beleza Macabra
Por Edilson Lima
Passados mais de setenta anos da sua extinção, o cangaço conserva uma atualidade imensa, uma presença tão marcante, que projeta sobras cada vez mais longínquas, reacendendo debates e instigando temas de cunho histórico e sociológico.

Num simples olhar sobre o álbum “cangaço tatuado no traço”, da lavra de Reinaldo Azevedo fica evidente a sua capacidade impar de recriar os rudes personagens que povoaram o ermo e hostil sertão nordestino, assinalados por Graciliano Ramos e Euclides da cunha, com seus galhos pelados de uma caatinga rala, das juremas secas e mandacarus, xique xiques, imburanas, juazeiros e baraúnas, e dos serrotes azulados, covil de suçuaranas, jararacas e cascavéis.

O cangaceiro, também fazendo parte desta fauna, é retratado em todo esplendor de rusticidade, com seus costumes, suas lutas, seus amores, vitorias e fracassos.
 


Verdadeiros heróis e bandidos, vivificados por Reinaldo através deste dificílimo idioma que é a arte da pirogravura, queimada na vaqueta do couro, ou do traçado obliquo de pena sobre papel onde ele exibe todas a sua irreverencia artística, chegando ao ápice de recriar a “ ultima ceia” daqueles jagunços, dando viva vida a suas cabeças até então decepadas, num surrealismo estonteante, em um quadro por assim dizer de certa beleza macabra!
A obra de Reinaldo, que é um misto de Odontólogo, sanitarista, musico, artesão, luthier e desenhista, além de cultivar a nobre arte de fazer amigos, vieram para deixar, indelevelmente, a sua marca no mundo cultural brasileiro e, de forma definitivamente e acabada, reintegrar a saga do cangaço ao universo do qual ele encontrava-se exilado.
Edilson Lima é advogado graduado pela UFRN

Livro "Cangaço tatuado no traço"
Autor:  Reinaldo Azevedo
Editora: Sebo Vermelho
Nº de páginas: 134

Preço? R$ 68,00 (Sessenta e oito reais) e com frete já incluso. Onde comprar? Com nosso revendedor oficial Professor Pereira através do E-mail franpelima@bol.com.br ou pelos tels. (83) 9911 8286 (TIM) - (83) 8706 2819 (OI). Podem comparar a oferta, façam simulações de compra nos demais revendedores na Internet.


Texto e fotografia do autor colhidos no site do CRO/RN
Capa e imagem no Blog Pouso da Verdade

Nenhum comentário: