sábado, 5 de maio de 2012

Em Feira e Salvador, BA


Confira a Programação do 'I Encontro de Estudos das Culturas dos Sertões'


Como parte da Celebração das Culturas dos Sertões, Encontro pretende reunir pesquisadores das artes e histórias dos sertões

As cantorias dos sertões, os versos do cordel, os cangaceiros e a guerra de Canudos integram a programação do I Encontro de Estudos das Culturas dos Sertões. O professor da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Roberto Dantas, coordena as mesas “Fatos e casos no Cangaço”, “Conversando sobre Canudos” e “Arte sertaneja: múltiplas linguagens”. O encontro acontece nos dias 07 e 08 de maio, no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, como parte da Celebração das Culturas dos Sertões.



O professor Roberto Dantas vê no encontro a possibilidade de divulgar as culturas, estórias e polêmicas que envolvem os sertões. “A retomada por parte do governo estadual de uma ação tão nobre, que busca reconhecer outras culturas da Bahia que não são valorizadas pela mídia, é importante, pois demonstra respeito a esta cultura e dá visibilidade a produção cultural dos sertões, possibilitando que se discuta políticas culturais para a cultura sertaneja popular das Bahia”, diz Dantas.

Além da sessão de convidados, o evento está com inscrições abertas até o dia 30 de março para as mesas de apresentação de trabalhos, que terão como temas “Os sertões no cinema”, “Identidades e modos de vida dos sertões” e “Os sertões pelas letras”. Para se inscrever, é necessário enviar um resumo expandido de no máximo duas páginas, com formatação conforme normas da ABNT, contendo título, nome do autor e palavras-chave, além de titulação, profissão e identificação dos vínculos do autor(es) com o tema em nota de rodapé. As inscrições deverão ser enviadas para o email culturadosertao2012@gmail.com.

PROGRAMAÇÃO

Salvador (05 de maio)
Celebração Musical das Culturas dos Sertões, “Baião de Nóis”, com direção artística de João Omar, constituída de atrações musicais diversas, eruditas e populares, profissionais e amadoras, culminando com uma homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga, no Teatro Castro Alves, às 20h.
Feira de Santana (06 de maio – tarde e noite)
§ Desfile de vaqueiros com aboiadores pelas ruas da cidade, às 9h.

§ Abertura da exposição “Imagens dos Vaqueiros da Bahia” no foyer do Centro Cultural Amélio Amorim.

§ Abertura da Feira de Artesanato Saberes e Sabores dos Sertões na área externa do Centro Cultural Amélio Amorim, às 14h.

§ Encontro de Repentistas na área externa do Centro Cultural Amélio Amorim, às 15h.

§ Aula/Espetáculo de abertura na área externa do Centro Cultural Amélio Amorim, às 18h. Convidado: Ariano Suassuna.
Feira de Santana (dia 07 de maio)
§  Encontro de Estudos sobre Culturas dos Sertões, coordenado pelos professores Alberto Freire e Roberto Dantas. O encontro tem início no dia 07 de maio pela manhã com uma mesa-redonda dedicada ao tema “Universo Cultural dos Sertões”. Convidados para a mesa de abertura: o poeta fluminense Alexei Bueno; o escritor, poeta e compositor Bráulio Tavares, a escritora e professora de Cultura Brasileira da USP Jerusa Pires Ferreira. O encontro prossegue nos dias 07 e 08 de maio (09h às 12h e 14h às 17h), em duas salas, com apresentação de estudos sobre as culturas dos sertões.

§  Circuito Popular de Cinema e Vídeo, com exibição do filme “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, na Sala Principal do Centro Cultural Amélio Amorim, às 15h.

§  Projeção de slides de David Glat na área externa do Centro Cultural Amélio Amorim, às 18h.

§  Apresentação de Maviel Melo na Sala Principal do Centro Cultural Amélio Amorim, às 19h.

§  Apresentação do grupo Sertanília na Sala Principal do Centro Cultural Amélio Amorim, às 20h.
Feira de Santana (dia 08 de maio)
§  Encontro de Estudos sobre Culturas dos Sertões, das 09h às 12h e 14h às 17h.

§  Circuito Popular de Cinema e Vídeo, com exibição do filme “Boi Aruá”, na Sala Principal do Centro Cultural Amélio Amorim, às 15h.

§  Lançamento de livros, discos e outros materiais culturais, às 18h. Coordenação: Nonato Freire.

§  Lançamento do filme “Ritos de Passagem” na Sala Principal do Centro Cultural Amélio Amorim, às 19h.

§  Apresentação de Quininho de Valente na Sala Principal do Centro Cultural Amélio Amorim, às 20h.
Feira de Santana (dia 09 de maio)
Palestras e rodas de conversas com a coordenação da professora Cláudia Vasconcelos em duas salas do Centro Cultural, sempre antecedidas de aberturas musicais (manhã, tarde e noite) na sala principal do Centro Cultural Amélio Amorim, com curadoria dos músicos Fábio Paez e Cássio Nobre. Alguns dos temas das palestras e rodas de conversa: Identidades Sertanejas; Um Outro Sertão Possível; Culturas Tradicionais dos Sertões; entre outros.

Apresentação do espetáculo “Baião de Nóis” na Sala Principal do Centro Cultural Amélio Amorim, às 20h.

Confiram a programação completa AQUI

Serviço:
O que: Celebração das Culturas dos Sertões
Quando: De 05 a 09 de maio de 2012
Onde: Salvador, dia 05, Teatro Castro Alves e Feira de Santana, de 06 a 09, no Centro Cultural Amélio Amorim

Pescado em: Jornal Grande Bahia e Portal SECULT Bahia

Nenhum comentário: