quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Um clássico em nova edição

Cangaceiros do Nordeste. Uma jóia literária para os amantes do tema "Cangaço"

O paraibano Pedro Baptista escreveu e publicou Cangaceiros do Nordeste, em 1929. É a história do cangaço, de 1724 ao começo do século XX, na Paraíba, Pernambuco, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, quando os cangaceiros famosos eram Padre Veras, José Antônio, Cabeleira, José Félix Mari, Jesuíno Brilhante, Liberato e toda a grande Família Terrível. Grande parte dos combates acontecem na Serra do Teixeira, Borborema e Pajeú.

O Rio Grande do Norte é citado em diversas páginas do livro de Pedro Baptista, assim como Martins, Portalegre, Pau dos Ferros, Caicó, São João do Sabugi, Jardim do Seridó, Serra Negra e Patu. Em certo momento, quando a justiça pernambucana procurava Liberato, um coronel sugere que ele vá residir e conviver com Jesuíno Brilhante, em Patu, em 1870.

O livro de Pedro Baptista, uma das maiores raridades da bibliografia do cangaço, termina com o significado da palavra cangaceiro: “o vocábulo cangaceiro, de cangaço, homem de cangaço, recebeu do autor d’Os Sertões, página 223, e de Gustavo Barroso, em nota 16 à página 31 de Heróis e Bandidos, o seguinte batismo: Armamento; de canga, porque o bandoleiro antigo sobrecarregava-se de armas, trazendo o bacamarte passado sobre os ombros como uma canga. Andava debaixo do cangaço”.

Pedro Baptista nasceu em 1876 e faleceu em 1937, sem perceber a importância de sua obra. Setenta e dois anos depois, o Sebo Vermelho reedita Cangaceiros do Nordeste, em edição fac-similar, com um agradecimento todo especial ao pesquisador Francisco Pereira, de Cajazeiras, que foi o autor da descoberta desta raridade. Obrigado, Professor Pereira!
 
Abimael Silva
Sebista e editor

Serviço

"Cangaceiros do Nordeste", 2ª Edição
Autor: Pedro Baptista 
Ed. Sebo Vermelho Edições
279 páginas

R$ 40,00 (Com frete incluso)

Adquira o seu com o professor Pereira
Por e-mail franpelima@bol.com.br 
ou pelos tels. (83) 9911 8286 (TIM) 
/ 8706 2819 (OI).

Pesquei no Sebo Vermelho

Nenhum comentário: