quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Flagrantes do Embalo de sábado à noite

A família se reencontra em Natal

Por: Coroné Severo


Sérgio Dantas, Múcio Procópio, 
Manoel Severo e Ivanildo Silveira

Por várias vezes destacamos neste mesmo espaço a importância com que consideramos esta grande família Cariri Cangaço. Na verdade esta página do cariricangaco.com é antes de tudo um grande ponto de encontro; de idéias, de histórias, de controvérsias, de homens, de mulheres, de amigos, de almas. No último sábado vivemos mais um momento com esse forte sentimento de congraçamento e celebração.

O restaurante Mangai na cidade de Natal foi palco de mais um encontro desta família de vaqueiros da história. Com a presença de quatro conselheiros Cariri Cangaço: Manoel Severo, Honório de Medeiros, Ivanildo Silveira e Múcio Procópio; e ainda dos confrades, Mestre Sérgio Dantas, João Simplício, o inigualável jornalista e escritor Franklin Jorge e Jomar Henrique; vivemos momentos ricos e marcantes, pontuados por reflexões, impressões e constatações daqueles que dedicam boa parte de suas vidas à pesquisa da temática "Cangaço", e ainda tivemos o privilégio de contar com as presenças; via celular; de nossos companheiros, Ângelo Osmiro, Aderbal Nogueira e Carlos Eduardo; afinal festa é festa, e não é todo dia que se pode reunir essa turma da pesada.

Manoel Severo, Franklin Jorge, 
Honório de Medeiros e Jomar Henrique

Sem dúvidas o assunto da noite, além de um ensaio sobre o formato e o planejamento para o Cariri Cangaço 2012; uma vez que acabamos tendo uma informal reunião do Conselho; versou sobre as controvérsias assumidas pela temática, quando lamentamos o tamanho do prejuízo para a pesquisa séria e para as gerações futuras, apartir de obras literárias sem nenhum critério, beirando a irresponsabilidade. Diferentes olhares, diferentes versões, isso tudo é suportável dentro do dinamismo da construção da verdade histórica, entretanto o que acabamos vendo no mercado literário é uma assustadora proliferação de "obras caça níquel", sem nenhum rigor histórico, fundamento ou embassamento minimamente aceitáveis e compromisso com a verdade, e quem perde é a história.

O encontro foi marcado também por maravilhosas e providenciais "provocações", sob batuta de Honório de Medeiros. Foram provocados o pesquisador e colecionador, Ivanildo Silveira, a enfim... colocar em livro o resultado de seu espetacular acervo e trabalho, e ainda sob provocação também de Honório ao grande pesquisador e escritor Sérgio Dantas, a edição de seu vasto e criterioso trabalho sobre Cristino; o Diabo Louro do Cangaço; o Corisco, segundo na hierarquia do reinado do sertão... Bem, agora é com os dois, vamos em frente! Não perdemos por esperar.

Ivanildo Silveira e Múcio Procópio

 João Simplício e Sérgio Dantas

 Honório de Medeiros
Confraria Rio Grande do Norte e Ceará, 
com novo encontro marcado para Dezembro...

A noite sem dúvidas foi de extrema importância uma vez que criou mais uma possibilidade de estreitar relações entre essa grande família, e já temos um novo encontro Cariri Cangaço/GECC e o Grupo de Natal, para o mês de Dezembro, é só aguardar, certamente todos estão convidados.

Manoel Severo

Mais um peixão do Açude de Coroné Severo

4 comentários:

Anônimo disse...

O retorno do professor SD.

Sou fã nº 1 do escritor Sérgio Dantas e muito me alegra vê-lo aqui, junto com pesquisadores do cangaço, ladeado por Honório Medeiros e Múcio Procópio. E este último sabe tudo de música. Se não bastasse, de frente, Ivanildo Silveira craque colecionador do cangaço, e por cima, a notícia da realização do CARIRI CANGAÇO em terras do RN. Isso é bom. Muito bom mesmo. Estarei lá, ou seja, aí, convosco. Aproveito para informar que a venda do meu Lampião e o cangaço na Paraíba, continua, e temos poucas unidades. Já encontramos gente pedindo a segunda edição. Isso, eu devo a Ivanildo, Narciso, KiKo e um punhado de bravos cabras sangue bom, que divulgaram o nosso trabalho.

Obrigado irmãos, pela ajuda que me deram. Deus cuide de nós!!! Um abraço em todos.


JOBENO
João Pessoa-PB, 30 NOV 2011

Anônimo disse...

Uma bela noite de fato!

Mais uma vez atendendo ao convite do amigo Ivanildo, tive a oportunidade de estar no meio desses feras da temática Cangaço e outras temáticas também. Na ocasião tive a maravilhosa oportunidade de conhecer pessoalmente, Dr. Sérgio Dantas, Dr. Manoel Severo, Múcio Amaral e o Jornalista Franklin Jorge, e fortaleci os laços de amizade com João Macílio, Honório de Medeiros e Ivanildo. Foi um privilégio conversar com pessoas que tem um amor verdadeiro pela nossa cultura e história, pessoas responsáveis, cultas, que tem uma dedicação admirável em repassar o seu conhecimento histórico, as suas descobertas e pesquisas, para todas as pessoas que compartilham dessa mesma paixão pela história nosdestina, e acima de tudo, pessoas educadas e generosas. Quero aqui, neste espaço que todos visitam agradecer de público a acolhida de todos esses mestres, e agradecer principalmente a esse cara super gente boa, do bem!, nosso amigo e mestre Ivanildo Silveira. Valeu Ivanildo, obrigado mais uma vez pela atenção, e como prometi naquela ocasião, estarei mais presente a nossa comunidade nos próximos meses!. Grande abraço a todos!

Jomar Henrique
Natal/RN

Sergio Dantas disse...

A reunião foi excelente. Faltou, apenas, a presença de um 'cabra bom', sergipano de Lagarto, que ainda mais abrilhantaria o evento!
Fica o convite de público para a próxima reunião.
Abs
Sérgio Danats.'.

Kiko Monteiro disse...

Obrigado pela lembrança SD, pena que nem posso prever uma oportunidade para "curiar" à Távola quadrada dos vaqueiros potiguares.

Abraçando!